Coluna Política em Dia (29/06) – Os outsiders do Recife em 2020

Coluna Política em Dia (29/06) – Os outsiders do Recife em 2020

Saiba mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

Apesar de haver mais de um ano de distância até as eleições municipais de 2020, já tem muita gente sonhando acordado em disputar o pleito, principalmente em se tratando da cidade do Recife, tida como a joia da coroa de Pernambuco.

Maior cidade do estado, a Prefeitura do Recife tem a capacidade de projetar a figura de quem a administre de maneira única, transformando seu mandatário em um dos políticos estaduais mais influentes, caso seja capaz de realizar uma boa gestão. Até o momento, muitos nomes já se lançaram na disputa, como os deputados federais Felipe Carreras(PSB), João Campos(PSB), Marília Arraes(PT), Túlio Gadelha(PDT) e vários outros. Entretanto, na esteira da renovação política, há um movimento crescente de rejeição dos nomes que já ocuparam cargos eletivos, colocando em xeque a postulação destes anteriormente citados.

Dependendo da animosidade presente na eleição majoritária de 2020, um nome novo pode cair como uma luva se o candidato cair nas grças do povo, principalmente considerando que, na análise de muitos observadores políticos, para vencer o duplo apoio do governador e do prefeito do Recife em torno do candidato palaciano, será preciso um concorrente capaz de arrastar quarteirões em torno de si.

Uma das figuras que tem sido bastante lembrada ultimamente para o pleito é o Pastor Jairinho (PTC). Candidato a senador pela REDE em 2018, Jairinho obteve 48.018 votos na capital do estado, embora não contasse com quase nenhuma estrutura, mais do que muitos candidatos que se movimentam nos bastidores, como Raul Henry (MDB) e Túlio Gadelha (PDT). Além de nunca ter exercido nenhum mandato eletivo, conta a favor do pastor ele ser ligado ao eleitorado evangélico, que segue dividido em termos legislativos, mas pode se manter coeso na disputa majoritária. O Partido Trabalhista Cristão, ao qual se filiou recentemente, mantém uma série de estratégias consistentes visando se expandir em Pernambuco e a primeira delas é a candidatura de Jairinho.

Tomando notoriedade após o caso da extinção da DECASP, Delegacia de Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos, a delegada Patrícia Domingos também é sempre lembrada nas discussões da engenharia política. Tida por muitos como candidata dos sonhos, Patrícia nunca teve mandato eletivo nem disputou pleito algum, mas poderia ser a figura perfeita para canalizar o apoio do público mais conservador que deu expressiva votação ao presidente Jair Bolsonaro(PSL). Além disso, poderia levantar o mote de tentar ser a primeira mulher eleita para a prefeitura. De posse do aconselhamento e da estrutura de trabalho correta, Patrícia Domingos, sem dúvidas, acabaria se tornando uma dor de cabeça enorme para os candidatos que já puseram o bloco na rua.

Principal nome do Partido NOVO em Pernambuco, o procurador da cidade do Recife, Charbel Maroun, deve ser a aposta do eleitorado mais liberal. Em sua estreia como candidato, Charbel arrastou nada menos que 10.693 votos. Não foi o suficiente para se eleger, mas ele agora tem sido procurado por um público ainda maior. Defendendo pautas como o fim dos privilégios políticos e um Estado com mais liberdade econômica, seu maior cabo eleitoral deve ser o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO). Caso Zema consiga dar um choque de gestão na máquina pública mineira, muito defasada após os governos Anastasia (PSDB) e Pimentel (PT), certamente a popularidade deve ajudar o correligionário pernambucano devido ao fenômeno das redes sociais. O apoio espontâneo do eleitorado revoltado com os grandes privilégios da classe política pode ser a mola propulsora da candidatura deste partido, que também se recusa a receber financiamento público para campanhas.

Tendo participado ativamente da campanha de 2018 e ligado a grupos conservadores, o presidente da Associação de Cabos e Soldados, Albérisson Carlos, é outro nome ventilado para herdeiro do bolsonarismo no Recife. Embora tenha mais inclinação para planos legislativos, Albérisson foi candidato a deputado federal em 2018 e, mesmo não se elegendo, muitos apontam que a benção do governo federal seria o bastante para que os 12.551 votos que ele obteve no pleito do ano passado se multiplicassem e a candidatura deslanchasse. Antes filiado ao PRP, que se fundiu com o PATRI, Albérisson foi alçado para a liderança da UDN, nova União Democrática Nacional, em Pernambuco.

Por fim, o nome de Renata Campos segue sendo sempre lembrado para o pleito, assim como foi lembrado para o posto de vice-presidente, senadora e governadora de Pernambuco. Exibindo grande traquejo político, Dona Renata Campos invariavelmente é lembrada para a disputa de pleitos estratégicos para o PSB, embora sempre decline destes. Para a Prefeitura do Recife, Renata poderia ser a candidata ideal do Palácio do Campo das Princesas, neutralizando a candidatura de outras figuras femininas de menor densidade e chegando ao pleito com probabilidade de vitória, o que a faria se beneficiar do efeito manada. A postulação ainda permitira manter João Campos (PSB), seu filho, na condição de deputado federal puxador de votos no chapão do governo. Por outro lado, contam como pontos negativos para Renata o fato de ser ligada a uma família tradicional da política pernambucana, já com fadiga de material, e de João Campos já ter se colocado na corrida eleitoral.

Em alta – Três nomes têm sido invejados para a montagem da chapa de vereadores do Recife em 2020: Edson Araújo, Pedro Campos e Pastor Júnior Moura. Edson é marido da deputada Gleide Ângelo (PSB) e Pedro Campos é filho do ex-governador Eduardo Campos e irmão do deputado federal João Campos. Bastaria um dos dois para aliviar a pesada chapa do PSB que deve ser montada para a sucessão dos vereadores da cidade. O terceiro nome é o esposo da deputada estadual Clarissa Tércio (PSC), da Assembleia de Deus Ministério Novas de Paz. Júnior deve se juntar a Fred Ferreira, Renato Antunes e Goretti Queiroz na formação da chapinha do PSC.

Aniversário – O radialista Jonas Silva, âncora do programa Repórter Camará, da rádio Camará, em Camaragibe, celebra 10 anos ininterruptos do seu programa, no próximo dia 6. A festa acontece no Timoneiro Bar, a partir das 21 horas. Além do próprio Jonas, devem ser homenageados Magno Martins, Ciro Bezerra, o ex-diretor da MobiBrasil Alexandre Barros e muitos outros.

Mudança – Tendo votado com Fabíola Cabral (PP) e Renildo Calheiros (PCdoB) em 2018, o casal  Edberto e Andréia Quental, de Condado, passarão a votar em Clodoaldo Magalhães (PSB). A parceria, que conta com a benção do Palácio, tem vistas às eleições de 2020 no município. Andréia deve ser candidata a prefeita contra o prefeito Cassiano (PTB).

Escrito por Marcelo Velez

COMENTÁRIOS