Coluna Radar Mata Norte (01/12) – Carpina revela nova força política para a Região

Coluna Radar Mata Norte (01/12) – Carpina revela nova força política para a Região

Conhecida por “Capital da Mata Norte” por exercer uma forte influência econômica e política na região, a cidade de Carpina tem sido berço da projeção de várias lideranças políticas. Como exerce um papel de município Polo na micro região,  abrangendo mais de 10 cidades, Carpina além de ser um referencial nas áreas de serviços e comércio, também tem sido importante no cenário político estadual. Nomes como Sérgio Murilo, que em 1959 foi eleito deputado estadual e em 1975 se elegeu federal; Paulo Marques que na década de 80 teve a oportunidade de ocupar cadeira na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Cada um com a sua peculiaridade exerceu um  papel importante no passado para o crescimento do município e região. Vale destacar também da passagem do ex-prefeito Carlos Lapa pela ALEPE por quatro mandatos e também da sua filha Ana Carla Lapa por dois mandatos, momento em que este grupo exerceu uma atuação forte na região. Após um longo período ocupando espaço na política regional os Lapa se dividiram politicamente e por consequência esta divisão deu espaço para o surgimento de uma nova força política, Botafogo. Resultado da liderança que passou a exercer na região o prefeito Botafogo conseguiu emplacar o seu filho, Josafá Botafogo, na ALEPE. Diferente dos seus antecessores, o filho de Botafogo infelizmente realizou um mandato medíocre e muito abaixo das expectativas. Por sua vez, o então prefeito também chegou a ocupar recentemente uma cadeira na Assembleia Legislativa devido ao falecimento do ex-deputado Manoel Santos. Agora, sem nenhum representante local na Casa Joaquim Nabuco e com um vácuo político a ser preenchido começou a surgir com força o nome do jovem empresário Diogo Prado que na última eleição se elegeu vereador de Carpina e tem se destacado na Câmara Municipal fazendo a diferença no Legislativo. Prevendo uma derrota política e consequentemente o enfraquecimento de sua liderança, o prefeito Manuel Botafogo, no seu estilo "caricato", tem a todo custo tentado descontruir, sem sucesso, a candidatura de Diogo. Credenciando-se não apenas entre a população de Carpina, Diogo também tem recebido diversas sinalizações de apoio ao seu projeto de figuras importantes como o ex-prefeito Joaquim Lapa (PTB) e de vários ex-vereadores como Jorginho Lapa e Dudu Isidoro, além de está sendo procurado por outras forças que atuam ativamente na política carpinense, além das manifestações de apoios que tem recebido em Carpina, Diogo também tem dialogado com diversas lideranças de municípios importantes da região, a exemplo de Paudalho, Nazaré da Mata, Aliança, Tracunhaém, Lagoa do carro, Itambé, Buenos Aires, entre outros. Para a região é importante ter um representante que de fato seja uma voz altiva, que discuta uma nova agenda econômica e recoloque a Mata Norte no centro de discussões importantes. Com preparo político e intelectual para o enfrentamento das demandas locais Diogo tem se mostrado uma opção necessária.  

Diogo PradoConhecida por “Capital da Mata Norte” por exercer uma forte influência econômica e política na região, a cidade de Carpina tem sido berço da projeção de várias lideranças políticas.

Como exerce um papel de município Polo na micro região,  abrangendo mais de 10 cidades, Carpina além de ser um referencial nas áreas de serviços e comércio, também tem sido importante no cenário político estadual.

Nomes como Sérgio Murilo, que em 1959 foi eleito deputado estadual e em 1975 se elegeu federal; Paulo Marques que na década de 80 teve a oportunidade de ocupar cadeira na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Cada um com a sua peculiaridade exerceu um  papel importante no passado para o crescimento do município e região.

Vale destacar também da passagem do ex-prefeito Carlos Lapa pela ALEPE por quatro mandatos e também da sua filha Ana Carla Lapa por dois mandatos, momento em que este grupo exerceu uma atuação forte na região.

Após um longo período ocupando espaço na política regional os Lapa se dividiram politicamente e por consequência esta divisão deu espaço para o surgimento de uma nova força política, Botafogo.

Resultado da liderança que passou a exercer na região o prefeito Botafogo conseguiu emplacar o seu filho, Josafá Botafogo, na ALEPE. Diferente dos seus antecessores, o filho de Botafogo infelizmente realizou um mandato medíocre e muito abaixo das expectativas. Por sua vez, o então prefeito também chegou a ocupar recentemente uma cadeira na Assembleia Legislativa devido ao falecimento do ex-deputado Manoel Santos.

Agora, sem nenhum representante local na Casa Joaquim Nabuco e com um vácuo político a ser preenchido começou a surgir com força o nome do jovem empresário Diogo Prado que na última eleição se elegeu vereador de Carpina e tem se destacado na Câmara Municipal fazendo a diferença no Legislativo.

Prevendo uma derrota política e consequentemente o enfraquecimento de sua liderança, o prefeito Manuel Botafogo, no seu estilo “caricato”, tem a todo custo tentado descontruir, sem sucesso, a candidatura de Diogo.

Credenciando-se não apenas entre a população de Carpina, Diogo também tem recebido diversas sinalizações de apoio ao seu projeto de figuras importantes como o ex-prefeito Joaquim Lapa (PTB) e de vários ex-vereadores como Jorginho Lapa e Dudu Isidoro, além de está sendo procurado por outras forças que atuam ativamente na política carpinense, além das manifestações de apoios que tem recebido em Carpina, Diogo também tem dialogado com diversas lideranças de municípios importantes da região, a exemplo de Paudalho, Nazaré da Mata, Aliança, Tracunhaém, Lagoa do carro, Itambé, Buenos Aires, entre outros.

Para a região é importante ter um representante que de fato seja uma voz altiva, que discuta uma nova agenda econômica e recoloque a Mata Norte no centro de discussões importantes. Com preparo político e intelectual para o enfrentamento das demandas locais Diogo tem se mostrado uma opção necessária.

Drailton Costa - Articulador político e colunista semanal do Blog Ponto de Vista

Drailton Costa – Articulador político e colunista semanal do Blog Ponto de Vista

 

COMENTÁRIOS