Coluna Radar Político (01/03) – A força dos padrinhos políticos na eleição do Recife

Saiba esta e outras informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link


Assim como nas eleições anteriores, a disputa deste ano pelo comando da Prefeitura do Recife não fugirá a regra. Os padrinhos políticos terão um papel crucial.

Com uma função bem definida na campanha, os chamados padrinhos políticos servem como uma espécie de avalistas da candidatura dos seus afilhados. Sem demérito das demais estratégias político/eleitorais utilizadas nas respectivas campanhas de 2008 e 2012 no Recife, naquelas eleições a atuação do padrinho representou um espaço muito importante na vitória. A grande popularidade do então prefeito João Paulo em 2008 ajudou na eleição de João da Costa, situação semelhante em 2012 quando o então governador Eduardo Campos foi o grande cabo eleitoral de Geraldo Júlio.

Cientes da importância deste personagem em suas campanhas, os pré-candidatos já fazem questão de agregar à sua imagem a tais figuras. Uns com o consentimento, como é o caso de João Campos com o prefeito Geraldo Júlio, e Marília Arraes com o ex-presidente Lula. Já outros tentam surfar na popularidade de padrinhos que sequer se posicionaram a respeito de apoio, como é o caso de Mendonça Filho em relação a Bolsonaro e da Delegada Patrícia Domingos com o ministro Sérgio Mouro. Para estes o que importa é se posicionar dentro do campo ideológico representado por estes personagens, o que em certa forma pode dar certo.

Vale destacar que embora os padrinhos possuam potencial de ocupar um espaço significativo na campanha, as qualificações e capacidade de trabalho dos pré-candidatos também possuem um peso expressivo na hora de convencer o eleitor.

JABOATÃO – O deputado federal André de Paula formaliza hoje, às 15hs, na sede do PSD, o apoio do partido à reeleição Anderson Ferreira.

JABOATÃO 2 – Para fazer um contraponto a agenda política positiva de Anderson Ferreira, o ex-deputado federal Silvio Costa anuncia que está transferindo o seu domicílio eleitoral para o município com o objetivo de disputar a Prefeitura. A possibilidade de Silvio encarar a disputa pelo comando do segundo maior colégio eleitoral do estado foi uma pedra cantada há sete meses pelo Blog Ponto de Vista.

NA ATIVA– O ex-deputado e atual presidente da Perpart, Nilton Mota, tem sido visto como uma figura importante no que se as articulações de candidaturas majoritárias do PSB no interior. O bom desempenho que os socialistas obtiverem nas urnas deverá ser creditado no trabalho em conjunto que ele e Sileno Guedes têm desenvolvido para o fortalecimento da sigla no estado.

PALMARES– Pela intensidade das agendas, o ex-prefeito Beto (PP) parece que ativou o modo turbo da pré-campanha. Reuniões e caminhadas realizadas por ele e seu grupo têm sido bem frequentes. No município ele é apontado como o nome mais competitivo para polarizar a disputa com o prefeito Altair Júnior (MDB), porém adversários garantem que ele não disputará porque possui contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores.

SOB RISCO– O prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (CIDADANIA), corre sério risco de ficar inelegível caso as suas contas da gestão do ano de 2017 cheguem para votação na Câmara de Vereadores. Recentemente o Tribunal de Contas de Pernambuco recomendou a rejeição das contas pelo Legislativo Municipal.

SOB RISCO 2 – O grande acirramento político vivenciado atualmente na “Terra das Piscinas Naturais” pode levar a uma parte significativa de vereadores a votarem pela rejeição das contas. A movimentação neste sentido tem sido intensa.

CABO DE GUERRA – A festa de Emancipação Política de Jataúba comemorada nesta segunda (02) deve servir como palco para que os grupos políticos locais possam exibir o seu prestígio. É dia do prefeito Antônio de Roque e do seu candidato Jackson Buraco medir força contra Boy e Dra. Cátia Ribeiro. Deputados apoiadores dos dois grupos devem bater o ponto na “Terra da Calcinha e da Cueca”.

SINAL VERMELHO – O prefeito de Abreu e Lima, Pastor Marcos José (PSB), precisa cair em campo para alavancar o nome da sua pré-candidata Cristiane Moneta para efetivamente colocá-la no jogo. Atualmente a disputa segue polarizada entre Katiana Gadelha e o ex-prefeito Flávio Gadelha.

SE EU PERGUNTAR ALGUÉM RESPONDE? – A pré-candidatura de Sílvio Costa em Jaboatão contará com o apoio do PSB?

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS