Coluna Radar Político (19/08) – Luciano Bivar e o desafio do PSL para não passar vergonha nas eleições municipais

Confira mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

Mergulhado por um período depois que o seu partido foi alvo de denúncias que envolvem a suspeita de desvio de recursos públicos por meio de candidaturas de laranjas, o deputado federal Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, voltou aos holofotes políticos, desta vez, para lançar uma campanha no Recife visando a filiação de lideranças ao partido com vistas às eleições municipais do próximo ano.

Mandatário do partido do presidente Jair Bolsonaro, Luciano Bivar tem pela frente o grande desafio de fazer com que a sigla tenha uma boa performance em 2020 não apenas no país, mas, sobretudo, em Pernambuco, seu estado. Nas eleições municipais de 2016 o PSL conquistou apenas uma prefeitura no estado, Araripina, com Raimundo Pimentel. Agora, diante do excelente desempenho nacional do PSL, pesa sob Bivar a responsabilidade de ampliar o raio de influencia da sigla em sua terra, onde terá por obrigação não fazer feio nas eleições municipais sob o risco de ter a sua liderança questionada.

No Recife, de onde saiu das urnas como o sexto deputado federal mais votado ao conquistar mais de 38 mil votos, Bivar avisou no evento de filiação que o PSL não abrirá mão de ter candidato próprio na capital, porém preferiu não revelar o nome a ser escolhido. Vale registrar que não é segredo para ninguém que o nome da delegada Patrícia Domingues surge como a preferida entre bolsonaristas, o desafio consiste em convencê-la a aceitar encarar a disputa.

Para o PSL qualquer resultado em Pernambuco que não consista na conquista de uma prefeitura de grande ou médio, além de um bom número de prefeituras de municípios menores, é ficar aquém do resultado esperado para um partido que tem um presidente nacional pernambucano e um presidente da República.

Estimulado – Pré-candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, o deputado estadual Joel da Harpa (PP) anda animado com os apoios e incentivos que tem recebido em suas andanças pelo município. Em recente conversa com este blogueiro, ele afirmou que não lhe faltam “energia e disposição” para encarar a disputa. Para quem em 2014 foi apontado como azarão ao conquistar uma vaga na alepe com pouco mais de 19 mil votos e em 2018 mais que dobrou a votação chegando a 46.524 votos, Joel é o tipo de político que não se pode subestimar o potencial.

Alerta – Tem sido motivo de preocupação por parte do Tribunal Regional Eleitoral a baixa adesão ao recadastramento biométrico por parte de eleitores de Abreu e Lima. Dos mais de 80 mil eleitores do município, apenas pouco mais de 27 mil já realizaram o procedimento. Quem não regularizar a situação não poderá votar nas próximas eleições; receber salários de função ou emprego público; tirar passaporte ou identidade; receber Bolsa Família; fazer empréstimos em bancos oficiais; e realizar matrículas em estabelecimentos de ensino oficial ou fiscalizados pelo governo.

Ciumeira – Na Assembleia Legislativa já há quem aponte que Sileno Guedes (secretário estadual de Desenvolvimento Social) estaria pavimentando o caminho para disputar uma vaga no Legislativo Estadual. Sileno, que também é presidente estadual do PSB, chegou a abrir mão de concorrer a uma vaga na ALEPE em 2018 depois que deputados da sigla se insurgiram contra ele, inclusive alguns chegaram a patrocinar pelos bastidores uma candidatura de Júnior Matuto à presidência do partido como forma de pressioná-lo. Dessa vez será difícil fazer Sileno puxar o freio de mão.

Só elogios– Dentre os membros do primeiro escalão do Governo do Estado não há secretário mais elogiado no meio político que Cloves Benevides (Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas). A forma e atenção com que recebe os que por ele procura é alvo de elogios. Fora isto, vale lembrar que quando o assunto é políticas públicas sobre enfrentamento às drogas, Cloves é uma das maiores autoridades do assunto no país.

Recado dado – Conhecida pelas eleições acirradas, Toritama tem pela frente um promotor que promete colocar na linha aqueles que ousarem tentar prejudicar o bom andamento da eleição. “Toritama é que tem que está pronta para esse promotor eleitoral. Ciente desse histórico de Toritama, eu não vou ser brando, vou ser bastantes rígido com essa condução eleitoral, juntamente com Dr. Tiago que é a Justiça Eleitoral neste município”, alertou o promotor Vinicius Costa em entrevista ao programa Cidade em Foco.

Aproveitando o ensejo – Apesar de ter como proposta a realização de seminários regionais para apresentar as ações e obras já executadas pelo Governo do Estado, bem como realizar auscultas junto à população com o objetivo de saber as reais demandas locais, o Todos Por Pernambuco também tem servido para que o Palácio estreite a relação com lideranças políticas, sobretudo, para arregimentar candidaturas a prefeitos pelo PSB.

Decidido – Para quem acompanha as redes sociais de Elias Gomes não tem dúvida de que ele escolherá disputar um mandato de prefeito em Cabo de Santo Agostinho, ao invés de Jaboatão dos Guararapes. Em “lives” no Instagram ele registra a sua visita a bairros e comunidades do Cabo e faz questão de lembrar as ações que desempenhou quando governou o município por três mandatos.

No estaleiro – O deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade) foi submetido a um procedimento médico neste domingo, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para a colocação de dois stentes coronários. A intervenção foi necessária depois de um exame de rotina. Embora tenha a alta prevista para esta terça-feira, o parlamentar precisará ficar de licença das atividades nesta semana por orientação médica.

Soprando velinhas – Apesar de ainda faltar mais de um mês para a realização da festa de 5 anos do aniversário do Blog Ponto de Vista, a ser realizada no dia 04 de outubro, no espaço Tropical, em São José da Coroa Grande, vários políticos já estão enviando vídeos  confirmando a presença no evento.

Quer ficar atualizado sobre os bastidores da política pernambucana? Nos siga no Instagram @blogpontodevistape

Escrito por Wellington Ribeiro 

COMENTÁRIOS