Com 11 pré-candidatos a prefeito, disputa em Palmares segue embolada

Expectativa é de que esse número diminua até o dia 16 deste mês com a união de alguns pré-candidatos


Terceiro maior colégio eleitoral da Zona da Mata Sul com 39.806 eleitores, o município dos Palmares caminha para protagonizar uma eleição bastante disputada.

Atualmente se colocam no jogo pelo comando da prefeitura ao menos 11 pré-candidatos. Além do prefeito Altair Júnior (MDB), estão no páreo o ex-prefeito Beto Melo (PP), Coronel Souza Filho (PSC), Noé Buarque (DEM), o atual vice-prefeito Agenaldo Lessa (PSD), os vereadores Luciano Júnior (PROS) e Millena Melo (PDT), o ex-vereador Alexandre Leão (PSDB), o advogado Lulika (PC do B), Júnior Barreto (PTB) e Major Hans, este último por ser militar da ativa ainda não está filiado a nenhum partido.

Iniciado no último dia 31/08 o período das Convenções partidárias segue até o dia 16 deste mês de setembro, a expectativa é de que até lá o número de pré-candidaturas a prefeito em Palmares seja reduzido drasticamente mirando composições.

Em conversa com alguns pré-candidatos e políticos de expressão do município, o Blog Ponto de Vista conseguiu extrair informações importantes sobre a maioria das postulações que podem ajudar no entendimento sobre o xadrez político que vive Palmares. Neste jogo, foi constatado que a união entre candidatos da oposição se apresenta como alternativa imperativa para construir um bloco competitivo para fazer contraponto ao atual prefeito Altair Júnior. Por sua vez, pesa contra o atual gestor o desafio de quebrar o tabu da reeleição, visto que os últimos três prefeitos não conseguiram o feito.

No período da pré-campanha, a maioria dos postulantes conseguiram realizar o dever de casa atraindo partidos para a base e reunindo pré-candidatos a vereador. Altair Júnior, por exemplo, tem em sua base os partidos MDB, PSB, Solidariedade, Podemos,PSL e PT; 9 vereadores, são eles: Amós e Natumel (MDB); Júnior Leão, Andreza de Geri e Josias Pereira (PSB); Saulo Acioli, Paulete, Toinho Enfermeiro e João do Pial (PSB), e um total de 100 pré-candidatos a vereador. O prefeito conta com o apoio dos deputados Raul Henry (federal) e Clóvis Paiva (estadual).

Por sua vez, o ex-prefeito Beto Melo tem em sua base o PP e Republicanos, 1 vereador de mandato e um total de 23 pré-candidatos a vereador. O deputado federal e presidente estadual dos Progressistas, Eduardo da Fonte e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros, reforçam o seu palanque.

Já o coronel Souza Filho, reuniu o PSC, PL, Patriotas e PTC, e terá 23 pré-candidatos a vereador. A sua pré-candidatura conta com o apoio dos deputados federais André Ferreira e Pastor Eurico.

O vereador Luciano Júnior, ferrenho opositor do prefeito Altair, também já tem o seu time montado com o PROS e 23 pré-candidatos a vereador, entre eles o vereador Godoy. Seu projeto tem o aval do ex-deputado federal João Fernando Coutinho (PROS) e apoio do deputado federal Fernando Filho (DEM) e do deputado estadual Antônio Coelho (DEM).

Com o apoio do deputado federal Wolney Queiroz e do deputado estadual Zé Queiroz, a vereadora Millena Melo tem a garantia do PDT e o apoio de 22 pré-candidatos a vereador.

Filho do ex-prefeito Enoelino Magalhães, Noé Buarque conseguiu reunir 20 pré-candidato a prefeito no DEM e conta com o apoio do ex-deputado federal Mendonça Filho e do seu primo e deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB).

O ex-vereador Alexandre Leão conta com o apoio irrestrito da deputada estadual e presidente do PSDB em Pernambuco, Alessandra Vieira, e conseguiu agregar ao seu partido 23 pré-candidatos a vereador.

Quanto a Lulika, ele conseguiu filiar ao seu partido, o PC do B, os vereadores França da Saúde e Ray do Quilombo, e conta com um total de 23 pré-candidato a vereador.

O ex-prefeito Agenaldo Lessa, tem no PSD 23 pré-candidatos a vereador e o apoio do presidente estadual da sigla e deputado federal André de Paula.

Por fim, o Blog não conseguiu obter informações sobre a base de apoio do Major Hans (sem partido) e Júnior Barreto (PTB).

O sentimento no meio político local é de que a pulverização de candidaturas favorece o prefeito, por esta razão a construção de blocos entre alguns pré-candidatos é um caminho natural a ser percorrido. Inclusive as tratativas entre alguns deles têm avançado. A questão é saber quem vai abrir mão de encabeçar a disputa para compor uma vice ou até mesmo ficar de fora da chapa.

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS