Com aval do PT, Marília Arraes vai debater propostas com a população do Recife

Saiba mais informações clicando no link


Com o nome definido como pré-candidata à Prefeitura do Recife, a deputada federal do PT, Marília Arraes, apresenta nesta segunda-feira (16) a proposta de debate “Recife Cidade Inteligente”.

A iniciativa pretende debater o Recife e apresentar propostas a partir de cinco eixos de discussão: Saúde, Educação, Mobilidade, Combate às desigualdades e Cultura, Esporte e Lazer.

“O Recife Cidade Inteligente é um conceito de cidade que coloca os recifenses no centro das decisões. Vamos em busca de uma cidade que olha para as pessoas e para o futuro”, afirma Marília.

Marília lembra ainda que no passado o PT foi o partido que mais transformações estruturais e sociais trouxe para a cidade: “O PT já governou o Recife por 12 anos, e deixou o seu legado para a cidade. Foi pelas mãos de Lula que o Recife teve a última grande intervenção viária (via mangue), e social (retirada das palafitas). E foi também pelo trabalho de Lula que o Recife recebeu uma grande quantidade de recursos para projetos sociais que mudaram para melhor a vida dos recifenses. É com essa base que vamos construir uma nova visão sobre a cidade”, reforça.

Para Marília, ser inteligente é entender os problemas da cidade e fazer escolhas legitimadas por um debate aberto com os moradores, o que significa assumir a responsabilidade pelos sérios problemas que enfrentam e estar próximo deles na hora de buscar soluções.

“É esse debate que quero fazer e que leio nos olhos das pessoas quando vou às ruas. As pessoas estão cansadas de politicagem e do blá blá blá. Queremos encontrar e oferecer soluções”, conclui.

Pretendemos propor a discussão com base em 5 eixos prioritários:

Saúde, Educação, Mobilidade, Combate às desigualdades e Cultura, esporte e lazer.

Vamos percorrer a cidade e, mais do que falar, vamos escutar as pessoas.

Junto com o partido, queremos debater e levar essa discussão para entidades e grupos setoriais, mas meu maior objetivo é ouvir os homens e mulheres do Recife, com discernimento político. Pessoas que gostariam de se deparar com ações públicas que favoreçam o exercício da cidadania: calçadas transitáveis; ruas limpas, pavimentadas e bem sinalizadas; muitos parques, cheios de crianças brincando e de pessoas de todas as idades, cuidando da própria saúde; liberdade para ir e vir com segurança. Cidadãos participando ativamente das decisões que interferem diretamente no seu cotidiano.

Nessa discussão é preciso contar com a credibilidade de um partido com um grande legado e de lideranças políticas, junto a uma equipe tecnicamente competente, incansáveis no diálogo com a comunidade, explorando as potencialidades oferecidas pelas novas tecnologias a serviço da mobilidade, da educação, da saúde e de tudo aquilo que faça pulsar a vida na cidade.

As novas tecnologias facilitam a realização de projetos capazes de transformar a experiência humana em algo bonito de se ver e se viver, potencializando o bem-estar das camadas mais vulneráveis da sociedade, cabendo à liderança política essa sensibilidade e direcionamento.

Há, porém, algumas questões de que não abro mão de resolver:

Queremos um Recife em que NENHUMA família precise morar em palafitas, implementando uma política habitacional séria;

ZERAR filas das creches, para que todas as mães possam ter a independência e segurança ao sair para o mercado de trabalho, ou pra estudar;

ENCARAR o eterno problema dos morros do Recife, ampliando o monitoramento dos pontos de risco, e ter a coragem de discutir SOLUÇÕES estruturais DEFINITIVAS.

INVESTIR nas equipes de saúde da família, garantindo universalidade e eficiência no acesso ao atendimento e a exames complementares.

A cidade também tem que ENFRENTAR e discutir uma solução para a questão do trânsito. Não podemos continuar a ter o pior sistema de transporte público do País, nem uma indústria de multas, cujo objetivo é somente arrecadar e punir, sem cumprir seu papel educativo.*

Traga o seu coração e venha também participar desse debate democrático. Juntos transformaremos, para melhor, a vida política e social da cidade do Recife.

Com consciência, esperança e firmeza,

Marília Arraes – Deputada federal e pré-candidata a prefeita do Recife

COMENTÁRIOS