Com estrutura ampliada e bem localizado, novo Centro Administrativo de Assistência Social é inaugurado pelo prefeito Simão Durando

Saiba mais informações clicando no link

Prefeito Simão Durando Prefeitura de Petrolina

A estrutura de assistência social de Petrolina dará um salto na qualidade de atendimento e oferta de serviços à população. Nesta segunda-feira (22), o prefeito Simão Durando inaugurou o novo Centro Administrativo de Assistência Social. O equipamento é um complexo de três andares totalmente moderno e acessível que abrigará a nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) da Central do Cadastro Único Raimunda Sol Posto, além de diversos outros serviços da área.

A nova estrutura está localizada na Praça PIO XII (conhecida como Praça do Galo), Nº 264, Centro, para facilitar o acesso dos usuários, em especial, os que usam transporte público. O equipamento está dotado também de elevador, rampas e outras estruturas para assegurar o acesso de pessoas com deficiência.

O novo Centro de Assistência Social ofertará diversos atendimentos e ações de proteção social para assegurar os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social. No complexo, a população poderá ter acesso a informações e cadastro para Bolsa Família, o ID Jovem, Carteirinha do Idoso, o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), auxílio funeral, entre outros. O local funciona das 7h às 17h.

O prefeito Simão Durando destacou a importância de mais esse avanço em Petrolina para a garantia de direitos de mulheres, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Segundo o gestor, com a nova estrutura será possível ampliar os atendimentos do cadastro único, passando de 4.400 para 6.200 vagas por mês em toda a rede de atendimento.

“Aqui é muito mais que um prédio muito novo e bonito, vai além das paredes e andares, para esta gestão aqui será uma referência para o atendimento aos que precisam da assistência social, com uma excelente localização, acessibilidade. Garantiremos sempre os direitos sociais da população, com a acolhida e o fortalecimento de vínculos. Essa é mais uma prova que a nossa gestão reconhece a importância desse trabalho em Petrolina, facilitando o acesso aos serviços socioassistenciais e de garantia de direitos”, ressalta o prefeito Simão Durando.

*Balanço*

Petrolina tem avançado na política municipal de Assistência Social. Atualmente, em média 1.100 pessoas são alimentadas, por dia através do Restaurante Popular, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Além disso, todos os dias, mais de 100 pessoas são acolhidas nos Centros de Referência – CRAS, que em 2016, contava com o índice de desenvolvimento em 2.4 e, agora, garantiu 4,5, ficando por duas vezes em primeiro lugar em Pernambuco e acima da média nacional.

Outro dado importante no município, é o resultado do trabalho realizado através do Abrigo Municipal e do nosso Centro Pop. Em um ano de gestão, mais de 160 pessoas foram recambiadas para suas cidades de origem, com vínculos familiares fortalecidos, e mais de 20 estão com seu trabalho formal estabelecido.

Foto: Ayrton Latapiat

COMENTÁRIOS