Comissão da Mulher Itinerante da Alepe começa por Goiana

Saiba mais informações clicando no link

Delegada Gleide Ângelo Goiana Dani Portela Câmara de Vereadores de Goiana
A deputada Delegada Gleide Ângelo, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, esteve em Goiana, na mata norte do estado, onde coordenou a primeira reunião da Comissão da Mulher Itinerante — programa que estava suspenso desde a pandemia da covid-19.
O encontro aconteceu na Câmara Municipal da cidade e também contou com as participações da deputada estadual Dani Portela (PSOL), membro titular da Comissão, da promotora cível Patrícia Ramalho, do MPPE e da delegada da Mulher de Goiana, Priscyla Dantas.
“Escolhemos a cidade de Goiana desde a reunião de avaliação para o Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher. Apesar de inscrito, observamos a necessidade da implementação de políticas públicas”, pontuou a Delegada, que ainda citou como o baixo número de ocorrências de casos de violência doméstica chamou a atenção para uma cidade que detém uma das 15 unidades da Delegacia da Mulher do Estado — foram apenas 435 boletins de ocorrência em 2022 e 131 nos primeiros quatro meses de 2023. “Um município que tem Delegacia da Mulher ter um número tão baixo de registro de BOs, é um forte indício de subnotificação”, pontuou.
Delegada Gleide Ângelo Goiana Dani Portela Câmara de Vereadores de Goiana
Assim, questões como a urgência para a abertura integral da delegacia especializada, que só funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, a estruturação de um Centro Municipal de Atendimento à Mulher, com atendimento jurídico, social e psicológico para as mulheres vítimas de violência , além da criação de casa de acolhimento para receber as mulheres em situação de vulnerabilidade social  que não têm como se sustentar com os filhos e a necessidade da criação de uma vara judicial específica para casos de violência doméstica e familiar no município foram algumas das medidas sugeridas pelo público durante a reunião. “Nós viemos até aqui para identificar necessidades e fortalecer a política pública daqui de Goiana. Não é uma ingerência no município, mas uma forma da gente trazer sugestões”, pontuou Gleide.
O vice-prefeito Fernando Velozo participou de toda a reunião, assim como os vereadores Ramón Aranha e Alexandre Carvalho, que representaram a casa legislativa. O evento foi aberto ao público e também reuniu moradores e integrantes de movimentos populares tanto de Goiana, como de cidades próximas, como Condado, Nazaré da Mata e Lagoa do Carmo — todas da mata norte do estado.

COMENTÁRIOS