Comissão de Meio Ambiente da Alepe debate em audiência pública causas e consequências das tragédias ocasionadas pelas chuvas

Saiba mais informações clicando no link

Wanderson Florêncio
A Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Assembleia Legislativa de Pernambuco debateu, durante quatro horas, nesta segunda-feira, as causas e as consequências dos desastres causados pelas fortes chuvas no estado. O colegiado solicitará ao Poder Executivo Estadual informações sobre a quantidade de pessoas à disposição da Defesa Civil, além dos equipamentos disponíveis para a prevenção de acidentes e catástrofes.

Presidente da Comissão, o deputado estadual Wanderson Florêncio (SD) destacou a importância de uma análise minuciosa do cenário atual, reforçando a necessidade de uma atuação conjunta entre os Governos Federal, Estadual e Municipal.

“As chuvas afetaram municípios na Região Metropolitana, nas Zonas da Mata e também no Agreste. Queremos saber se existe alguma pendência de recursos provenientes de Brasília que não foram enviados para o Estado e as cidades, mas também se os gestores fizeram de fato essas solicitações aos órgãos federais”, afirmou Wanderson.

O deputado João Paulo Lima (PT), vice-presidente do colegiado e solicitante da audiência pública, disse que é preciso que as defesas civis trabalhem em conjunto para que a atuação preventiva aconteça de forma eficaz, prestando inclusive, uma assistência pós-acidentes.

“Escutamos relatos que a Defesa Civil demorou quatro, cinco dias para chegar ao local e isso não pode acontecer. É importante também aprimorar o trabalho de prevenção nas zonas limítrofes entre os municípios, treinando os seus moradores para saberem como agir em situações como essas”, comentou.

Participaram da reunião representantes dos moradores atingidos pelas chuvas, de organizações sociais, do Ministério Público, do Governo do Estado, da Prefeitura do Recife, da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, da Prefeitura de Pombos, da prefeitura de Palmares, de Maria de Fátima Borba, prefeita de Cortês, além da vereadora do Recife Liana Cirne, e a Codeputada Carol Vergolino.

Os relatos foram de apreensão com as mortes, desabrigados e destruição de estradas, residências e lavouras, que afetaram milhares de pernambucanos. Há enorme expectativa de que sejam disponibilizados recursos para suprir os danos, além da criação e efetivação de políticas públicas de prevenção aos impactos das chuvas.

COMENTÁRIOS