Comissão de Meio Ambiente da Alepe debate os impactos ambientais da construção da Escola de Sargento de Armas do Exército em Pernambuco

Saiba mais informações clicando no link

Deputado estadual Wanderson Florêncio

A Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Assembleia Legislativa de Pernambuco, presidida pelo deputado Wanderson Florêncio, debateu, nesta quinta-feira, os impactos ambientais da construção da Escola de Sargento de Armas (ESA) em Abreu Lima. Com previsão para ocupar um espaço de 150 hectares dentro da Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe, o projeto contemplará a concepção de uma vila militar, um centro de convivência, um complexo logístico, uma escola e uma vila olímpica, atraindo dez mil pessoas para a região.

Além dos deputados estaduais participaram do debate representantes do Ministério Público, do Fórum Socioambiental de Aldeia, do conselho gestor da APA Aldeia-Beberibe, do Tribunal de Contas do Estado, prefeitos da região metropolitana e as Forças Armadas, revelando que o projeto ainda não está concluído. Os participantes demonstraram, principalmente, preocupação com o fato de a ESA ser construída em uma área que abrange a maior quantidade de mata atlântica acima do rio São Francisco, onde existem espécies ameaçadas de extinção, faunas e floras riquíssimas, além de rios que abastecem os municípios da Região Metropolitana do Recife.

“Uma audiência valiosa. Cumprimos o nosso papel ao promover o debate entre as autoridades e a sociedade, sairmos daqui com clareza da fase que se encontra o projeto, suas repercussões e permitindo que todos possam contribuir e interagir a partir de agora”, afirmou Wanderson Florêncio.

Ainda não está definido, por exemplo, quem será o responsável pela fiscalização ambiental, o Governo Estadual, através do CPRH, ou o Governo Federal, com o Ibama e o ICMBIO. O Ministério Público Estadual, porém, declarou que acionará o Ministério Público Federal para que disponibilize um representante para acompanhar o projeto.

COMENTÁRIOS