Compesa reforça abastecimento de água na Ilha de Itamaracá com a entrega de obras

Saiba mais informações clicando no link


O abastecimento da Ilha de Itamaracá será reforçado durante e após o carnaval. O compromisso foi formalizado ontem (19) durante uma vistoria técnica da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) ao arquipélago. Acompanhada pelo prefeito Mosar Tato, a diretora Regional Metropolitana da Compesa, Nyadja Menezes, garantiu a conclusão de duas importantes intervenções na ilha para beneficiar a população com mais água nas torneiras, ainda desta sexta-feira (21).

Entre as ações, iniciadas há pouco mais de 15 dias, estão a execução da primeira interligação do poço Alto Bela Vista ao sistema de abastecimento da ilha, além da substituição da bomba que atende as localidades de Forno da Cal, parte do Forte e do Rio Âmbar que permitirá o aumento da vazão de água. Juntas, as intervenções vão proporcionar um incremento significativo de água durante a folia de momo e ainda, de forma permanente, após os festejos, como explica Nyadja Menezes. “Apenas a interligação do poço Alto Bela Vista ao sistema representará um incremento de seis litros por segundo na vazão atual de água. Durante o carnaval, cerca de 60% da ilha terá abastecimento diário em horários específicos, mesmo com o elevado número de visitantes esperados nos próximos dias. Com o fim dos festejos, vamos conseguir ofertar muito mais água à população, uma vez que a intervenção é permanente”, explicou Nyadja.

A ligação do Alto Bela Vista é um investimento da ordem de R$ 250 mil seguindo uma lista de obras que serão executadas pela Diretoria Regional Metropolitana da Compesa, até o próximo mês de julho. No total, 14 municípios da RMR serão contemplados com serviços de curta duração considerados de pequeno porte, como substituição de bombas e redes, mas que geram um impacto significativo no fornecimento de água da região e na melhoria da qualidade de vida da população.

REFORÇO EM ITAMARACÁ –  Além dos trabalhos em campo em Itamaracá, a Compesa ainda atuará durante os dias de folia com uma equipe do posto avançado especialmente designada para atender situações pontuais de falta de água. Também reforçará o abastecimento via carro-pipa em todos os bairros da ilha, incluindo as localidades que ainda não possuem rede, que poderão ser solicitados pelo 0800 081 0195. A loja de atendimento da cidade também funcionará todos os dias de carnaval em horário comercial. O calendário especial para os dias de momo já está disponível no site www.compesa.com.br.

Para o prefeito Mosar Tato, o carnaval será uma boa oportunidade para avaliar a parceria entre o município e a Compesa. “Estamos iniciando mais um período de grande fluxo na ilha com o salto da população de 25 mil para 150 mil, considerando os visitantes. Recuperamos a confiança do povo em quesitos importantes, como segurança e limpeza urbana, e agora será o momento de mostrar nosso compromisso com a questão da água. Confiamos no trabalho sério da Compesa para executar o plano especial de fornecimento de água para a nossa cidade”, defendeu Tato.

COMENTÁRIOS