Decreto Municipal de Paulista regulamenta Comitê de Enfrentamento à Covid-19

Saiba mais informações clicando no link

Município irá cobrar fiscalização da quarentena determinada pelo Governo do Estado de Pernambuco, para salvar vidas e desafogar as emergências dos hospitais

Com o aumento expressivo dos números de casos da covid-19, no período de 18 a 28 de março, irão funcionar apenas as atividades classificadas como essenciais em Pernambuco, assim como determina o Decreto Estadual nº. 50.433. Diante disso, a Prefeitura da Cidade do Paulista, como medida de combate à pandemia, regulamenta três decretos sobre as ações no município.

O Decreto nº 026/2021 cria o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, já o Decreto nº. 027/2021 suspende o atendimento presencial nas repartições do município. O Decreto nº. 028/2021, por sua vez, institui o trabalho remoto dos servidores do município que estão nos grupos de risco. O objetivo é reduzir o número de casos no município. Desde 2020, o município contabiliza 520 mortes por covid-19; desses números, 68 mortes em 2021.

Na manhã dessa quarta-feira (17), o Comitê observou a vacinação no Clube Municipal do Nobre. Durante os 10 dias de quarentena, a partir de quinta-feira (18), a vacinação será realizada normalmente, das 8h às 13h, mas somente para os idosos que estiverem agendados na plataforma www.agendamentovacinapaulista.com.br. Após o cadastramento, o cidadão acessará o aplicativo com o login do CPF cadastrado e a senha será a data de nascimento. Para incentivar o uso correto da máscara, foi criado o Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Composto por cinco secretarias, o objetivo é realizar uma severa fiscalização nas feiras e fazer cumprir as medidas restritivas do Governo do Estado. Em Paulista, as secretarias que integram o comitê são: Saúde; Infraestrutura e Serviços Públicos; Políticas Sociais e Direitos Humanos; Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil; Finanças; Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente; e Assuntos Jurídicos. A união das pastas será fundamental para uma reorganização urbanística das feiras, com objetivo de proporcionar o tráfego seguro dos munícipes e fomentar a prevenção contra a covid-19, por intermédio da implementação dos protocolos de biossegurança. As primeiras ações visam ampliar o número de leitos do município, garantir a segurança alimentar para a população de baixa renda, intensificar a fiscalização do funcionamento dos serviços não essenciais e flexibilizar o pagamentos de tributos municipais.

Na noite da terça-feira (16), os secretários que participam do comitê debateram a situação da feiras e principalmente os ambulantes nas ruas. “Os ambulantes do centro de Paulista terão que serem remanejados para um outro local. Mas como o prefeito Yves Ribeiro é uma pessoa muito sensível às questões sociais, cada questão é pontual e a proporção que ela vai surgindo a gente vai discutindo dentro do Comitê”, disse a presidente do comitê, Terezinha Mousinho.

>Vacinação Cadastro Online Para realizar o agendamento, é obrigatório primeiro o cidadão se cadastrar. Todo processo é online e o beneficiário precisará informar os seguintes dados pessoais: nome completo, endereço e documento de identidade e CPF. O cidadão também precisa anexar um comprovante de residência e um documento com foto (RG). Passo a passo do agendamento online A princípio, o agendamento se dará através de aplicativo compatível com a plataforma Android e estará disponível para download no site www.agendamentovacinapaulista.com.br. Após o cadastramento, o cidadão acessará o aplicativo com o login do CPF cadastrado e a senha será a data de nascimento. Em breve o aplicativo estará disponível para os dispositivos IOS. Importante Neste momento, os idosos poderão fazer seu agendamento baixando o aplicativo no seu celular usando o sistema operacional Android. Pontos de Vacinação Conferir na plataforma o seu local de vacinação. Horário O horário de atendimento será das 8h00 às 13h00. O que pode e não pode funcionar, de 18 a 28 de março de 2021? Durante o período de quarentena, ficarão proibidos de funcionar os serviços de bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; óticas; salas de cinema e teatros; academias; salão de beleza e similares; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho; escolas e universidades (públicas e privadas); clubes sociais , esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas; praias, parques e praças; ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais. Igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet. Permanecerão ativos os serviços essenciais, a exemplo de: supermercados; padarias; farmácias; postos de combustíveis; hospitais veterinários; clínicas, ambulatórios e similares; bancos e lotéricas; transporte público; indústrias, atacado e termoelétricas; construção civil; material de construção; Permanecerão ativos os serviços essenciais, a exemplo de: supermercados; padarias; farmácias; postos de combustíveis; hospitais veterinários; clínicas, ambulatórios e similares; bancos e lotéricas; transporte público; indústrias, atacado e termoelétricas; construção civil; material de construção; equipamentos de informática; lojas de materiais e equipamentos agrícolas, oficinas e assistências técnicas e lojas de veículos.

COMENTÁRIOS