Delegada Gleide entrega veículos para organismos municipais de proteção às mulheres

Saiba mais informações clicando no link

A deputada Delegada Gleide Ângelo já está levando a diversas cidades do Estado automóveis que vão ser utilizados na melhoria da infraestrutura de funcionamento das secretarias e coordenadorias da rede de proteção às mulheres dos municípios que, não raro, carecem do investimento para o funcionamento e o atendimento adequados. Os veículos são o resultado da aplicação de mais de um milhão de reais em emendas da parlamentar, que foram executadas pela Secretaria da Mulher do Estado.

Os veículos vão auxiliar no trabalho da busca ativa dos organismos, possibilitando que os profissionais cheguem até as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que não têm acesso aos órgãos integrantes da rede de apoio – seja por residirem na zona rural ou nos engenhos mais afastados, seja por ainda desconhecerem o funcionamento da rede de denúncia e proteção. “É preciso fortalecer os equipamentos públicos de atendimento, proteção e acolhimento às mulheres pernambucanas. O combate à violência doméstica e familiar necessita de investimentos expressivos em infraestrutura e em capital humano, para que o assunto seja tratado com a sensibilidade necessária, com sua real compreensão e desconstrução”, explicou.

Os primeiros automóveis foram entregues em cidades de região metropolitana. No Cabo de Santo Agostinho, a Delegada também anunciou que está destinando outras emendas parlamentares que vão viabilizar a construção de um novo Centro de Proteção da Mulher. Em Paulista, já foi antecipado mais um envio de verbas de emendas para a compra de equipamentos para um centro de profissionalização, capacitação e empregabilidade feminina. Já em São Lourenço da Mata, haverá a implementação de cursos profissionalizantes e de geração de renda voltados para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Ademais, a Delegada Gleide Ângelo também repassou emendas para a Secretaria da Mulher do Estado que viabilizaram a compra de tablets e o desenvolvimento de softwares que vão facilitar o trabalho de monitoramento feito pelas Patrulhas Maria da Penha às mulheres sob medida protetiva. “Em 15 anos de criação e funcionamento da Secretaria Estadual da Mulher, nunca houve tanto investimento em infraestrutura para o incremento de ações voltadas para a proteção das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, destacou a secretária estadual da mulher, Ana Elisa Sobreira, que promove a entrega dos automóveis.

“A desconstrução do machismo, que é a base da desigualdade de gênero que vivemos cotidianamente, passa por um trabalho contínuo e interligado em diversas esferas. É preciso que todos compreendam que viver sem violência é um direito de todas as mulheres”, comenta a Delegada Gleide Ângelo. Municípios como Palmares, na mata sul, Toritama e Salgadinho, no agreste, e Arcoverde e Salgueiro, no sertão pernambucano, também integram a lista dos beneficiados pelas emendas da parlamentar.

COMENTÁRIOS