Deputada Roberta Arraes solicita a inclusão de cirurgias oftalmológicas no Programa Opera +

Saiba mais informações clicando no link

Deputada estadual Roberta Arraes (PP)

Na manhã de ontem (18), a deputada Roberta Arraes durante a audiência pública que presidiu com a presença do secretário de Saúde do Estado, Dr. André Longo, solicitou ao mesmo, a inclusão de cirurgias oftalmológicas no Programa de Ampliação de Cirurgias Eletivas em Pernambuco, o Opera +.

De acordo com a deputada, que luta pela interiorização dos serviços de saúde, várias localidades do estado não possuem serviço de oftalmologia especializada oferecido pelo Sistema Único de Saúde – SUS, o que aumenta a demanda de cirurgias e outros serviços oftalmológicos. Ainda mencionou que cerca de 34% da população brasileira nunca foi ao oftalmologista.

“Hoje a maior demanda são por cirurgias de catarata e os pacientes do sertão que necessitam do atendimento precisam se deslocar à capital, podendo muitas vezes piorar ou agravar o estado que se encontram”, frisou Roberta.

O Opera + é um programa do Governo do Estado que visa ampliar, até dezembro de 2022, o número de procedimentos eletivos na rede estadual, garantindo 50 mil cirurgias, além de agilizar as intervenções adiadas por conta do período da pandemia. Com um aporte de R$ 81,5 milhões, o programa vai diminuir o tempo de espera para realização dos procedimentos e, consequentemente, evitar complicações secundárias à evolução das doenças.

Ainda esse ano, a deputada solicitou também através da indicação de n° 7167/2021, a implantação de uma Unidade de Atendimento Oftalmo PE na cidade de Araripina.
Com a chegada do Opera +, ela viu mais uma oportunidade de suprir as demandas reprimidas de toda a região e agora ela espera que tenha sua solicitação atendida.

“Fizemos a nossa solicitação e agora iremos aguardar, na certeza que irá beneficiar muitas pessoas que necessitam de tais serviços. E também já estamos em planejamento com o Oftalmo PE para trazer o mais rápido possível para o sertão, na certeza que irá proporcionar melhor conforto aos pacientes da região”, finalizou a parlamentar.

COMENTÁRIOS