Deputado Gilmar Júnior apresenta Projeto de Lei que pune farmácias que não aceitam prescrição de enfermeiro

Saiba mais informações clicando no link

Deputado Gilmar Júnior

Farmácias devem acatar prescrição de enfermeiro!”, afirmou o Deputado Gilmar Júnior

O enfermeiro tem legitimidade para prescrever medicamentos. Esse direito está assegurado na Lei 7.498/86 e no Decreto 94.406/87, que regulamentam o exercício da profissão no país. “A liberação não é para todo tipo de medicamento, mas para os que estão descritos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde. Como exemplos, as prescrições de antirretrovirais para os pacientes que têm HIV e a atenção básica, no cuidado com a saúde da mulher, da criança e no combate às infecções sexualmente transmissíveis”, explicou o deputado estadual Gilmar Júnior, que é enfermeiro e presidente do Coren-PE (Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco).

O parlamentar é autor do projeto de lei que proíbe que as farmácias não aceitem a prescrição do enfermeiro. “Seja por falta de conhecimento dos funcionários ou, até mesmo, por preconceito, muitas vezes, o paciente não consegue comprar a medicação. Precisamos reforçar essa prerrogativa do enfermeiro, bem como estabelecer punições para quem não aceita a prescrição. Farmácias devem acatar prescrição de enfermeiro!”.

O PL 523/2023 estabelece punições para o caso de não aceitação do documento: advertência e multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), a depender do porte do estabelecimento e da infração; em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro. No caso de instituições públicas, com a devida responsabilização do agente público.

COMENTÁRIOS