Deputado quer a suspensão da prova de vida do INSS durante a pandemia de covid-19

Saiba mais informações clicando no link

Um ofício apresentado ao Ministério da Economia solicita a suspensão da prova de vida dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante a pandemia de COVID-19. Idealizador da proposta, o Deputado Felipe Carreras (PSB/PE) entregou em mãos ao Secretário Especial da Previdência e do Trabalho, Bruno Bianco Leal.

A prova de vida, que é obrigatória para aposentados e pensionistas, estava suspensa desde março de 2020, mas em junho deste ano, o INSS voltou a exigir o comparecimento dos beneficiários.

Para o deputado, essa medida coloca em grande risco a vida das pessoas. “Desde o início de junho temos notícia do adoecimento e falecimento de idosos que vinham cumprindo o isolamento social e, por serem obrigados a comparecer às agências bancárias, foram expostos ao coronavírus”, disse.

Carreras ainda relatou o caso de Beto Albuquerque, ex-Deputado Federal do PSB, que perdeu seu pai em decorrência do coronavírus, e a sua mãe segue hospitalizada com a doença. Os dois precisaram comparecer presencialmente para realizar o teste de vida do INSS. “Sabemos que esse procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento, mas no período que estamos vivendo, precisamos pensar na saúde e na vida das pessoas em primeiro lugar”, concluiu o parlamentar.

COMENTÁRIOS