Deputado quer que exigência de experiência para estágio seja proibida em Pernambuco

Saiba mais informações clicando no link

Será discutida na Assembleia Legislativa de Pernambuco uma indicação feita pelo deputado estadual Romero Albuquerque (PP) que impede a exigência de experiência na contratação de estagiários, seja para admissão ou critério de classificação dos candidatos.

Para Romero, a exigência expressa, “na melhor das hipóteses, uma contradição com o objetivo do estágio, que é, justamente, oferecer a experiência profissional ao estudante que está ingressando no mercado de trabalho”. De olho nas relações entre contratantes e estagiários, o parlamentar pontua, através da indicação, que, na grande maioria das vezes, a exigência de experiência é uma manobra das empresas para utilizar a modalidade como um contrato de trabalho disfarçado.

“É uma forma de obter mão-de-obra barata, fraudando tanto a legislação do estágio quanto a legislação brasileira”, diz o texto.

Apesar de não caracterizar vínculo empregatício, a Lei do Estágio, em vigor desde 2008, garantiu alguns benefícios aos estudantes, através de regras como o limite máximo de cumprimento da jornada de estágio, visando conciliar experiência profissional e bom desempenho acadêmico.

O parlamentar acredita que sua proposta “representará um avanço para a proteção dos estudantes”, disse.

COMENTÁRIOS