Deputado quer regular veículos de tração animal em Pernambuco

Deputado quer regular veículos de tração animal em Pernambuco

Quando vereador do Recife, Romero apresentou Projeto de Lei semelhante

O parlamentar anunciou como prioridade do mandato a defesa dos direitos dos animais. Foto: Breno Laprovitera

O deputado estadual Romero Albuquerque (PP) estreou na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, nesta quarta-feira (06), reafirmando os compromissos com a causa animal. Entre os pontos destacados pelo parlamentar está a proposta de levar para o âmbito estadual a Lei que regula os veículos com tração animal no Recife. A lei municipal ainda aguarda regulamentação por parte da prefeitura. No final de 2018, o Tribunal de Justiça determinou que a lei fosse regulamentada em até 60 dias, depois de intensa pressão do mandato de Romero na Câmara Municipal e da sociedade civil interessada na causa animal.

“Foi um tema muito presente na nossa campanha. As pessoas desejam mais controle sobre os animais abandonados e aqueles que sofrem violência. Foi defendendo este ideal que cheguei até aqui e representarei, com equilíbrio, força de vontade e muita determinação todos aqueles mais de 29 mil eleitores que querem um Pernambuco respeitoso com os nossos animais. Acredito que as idéias que deram certo no Recife podem ser aplicadas em âmbito estadual”, esclareceu o deputado, durante o primeiro pronunciamento na Alepe.

Albuquerque, que assume o primeiro mandato na Alepe, também defendeu que vai interiorizar os projetos aprovados durante o mandato no legislativo municipal. O deputado é responsável por projetos exitosos na proteção animal, como a Central do Animal PE, uma plataforma online que reúne uma série de serviços como cirurgia, central de denúncias e socorro aos bichos feridos. Ele informou, hoje, que vai trabalhar para levar o projeto a cidades do interior.

“Os números mostram que o projeto é bem-sucedido. Até o momento, já foram atendidos mais de 30 mil animais, 272 cirurgias realizadas e mais de 5 mil cirurgias de castração. O nosso Samu já prestou socorro a mais de 600 animais. O sucesso do projeto é nítido. Com isso, vamos trabalhar aqui na Alepe para que ele tenha condições de atender aos casos do interior do nosso estado.”, explicou o Albuquerque.

Além da Central do Animal, o parlamentar defendeu durante o discurso o aumento de verbas do Governo do Estado para o tema e a multiplicação do Hospital Veterinário, construindo uma rede inspirada no modelo em vigor no Recife. Ele criticou a atual limitação da unidade recifense, que não atende os animais que vêm das cidades vizinhas.

“A nossa ideia é aprimorar este projeto e propor que ele seja levado para cidades-polo nas demais regiões do estado. Além disso, vamos defender que a Unidade do Recife também atenda às demandas que surgem da Região Metropolitana, transformando-se num grande centro”.

COMENTÁRIOS