Deputado realiza live para debater educação não sexista em Pernambuco

Saiba mais informações clicando no link


Na noite desta segunda (28), o deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB) vai reunir diversas vozes sociais que militam por uma formação cidadã igualitária em evento virtual que celebra o Dia Estadual de Luta por uma Educação Não Sexista. A data, estabelecida em 21 de junho no calendário oficial do estado por meio da lei nº 17.021/2020, de autoria do parlamentar, vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alepe, foi celebrada pela primeira vez neste ano.

A Live por uma Educação Não Sexista será a culminância das ações e debates que o deputado vem realizando ao longo do mês de junho para reafirmar a importância da data para a educação e para a construção de uma sociedade mais igualitária. Promovendo o debate sobre o tema, ao longo das últimas semanas, Dutra participou de encontros virtuais e presenciais, seguindo os protocolos de segurança, com membros de diversos Núcleos de Estudo de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher, que funciona nas escolas da rede de educação integral do estado.

O deputado Professor Paulo Dutra ressalta a importância de discutir amplamente o assunto, sobretudo dentro do ambiente escolar. “A luta pela igualdade de gênero deve começar nas salas de aula, através de uma educação não sexista, para fomentar uma sociedade inclusiva e igualitária. Vivemos em um país com profundas feridas causadas por uma cultura patriarcal. Para remediar este fato, precisamos formar uma juventude crítica e consciente sobre essas questões, que seja atuante e modifique de forma efetiva a sociedade em que vivemos”, afirma o parlamentar.

A programação, que será realizada entre as 19h e às 21h, no canal do youtube do deputado, contará com nomes como: Gina Vieira Ponte, professora da educação básica na Secretaria de Educação do Distrito Federal e autora do Projeto Mulheres Inspiradoras; Carolina Campos, professora, advogada com mestrado em Políticas Públicas e fundadora do Vozes da Educação; Cristina Buarque, pesquisadora social, primeira Secretária da Mulher de Pernambuco e Consultora da ONU Mulheres no Brasil; Cristiana Cordeiro, professora da EREM Silva Jardim e coordenadora do NEG Wilma Lessa; e Aylla Glaice, estudante do 2º ano da EREM Silva Jardim e integrante do Núcleo de Estudos de Gênero Wilma Lessa.

Serão abordados temas como os impactos do sexismo na vida dos estudantes, o papel dos professores nesse enfrentamento, as contribuições do movimento feminista e a importância da consolidação dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher enquanto política pública para o estado de Pernambuco (tema do projeto de lei nº 382/2019, de autoria do Professor Paulo Dutra, que está tramitando na Assembleia Legislativa de Pernambuco).

Para participar da live, basta se inscrever no canal www.youtube.com/professorpaulodutra e ativar as notificações.

COMENTÁRIOS