Desenvolvimento turístico do Litoral Norte ganha força em Paulista

Saiba mais informações clicando no link

Desenvolvimento Econômico Paulista litoral norte
Na cidade do Paulista, a construção de complexos turísticos no Litoral Norte deve acompanhar o crescimento do setor hoteleiro e imobiliário da região. A previsão é que, nos próximos 10 anos, cinco âncoras de construção impulsionem a zona litorânea que começa na Fábrica da Poty, passando pelo Hotel Gavoa, pela Coroa do Avião e pelo bairro de Nova Cruz. 

De acordo com o empreendedor Avelar Loureiro Filho, nos próximos 10 anos, empreendimentos como o Maria Farinha Beach Town, Veneza Water Park & Resort, Complexo Multi Resorts Nova Cruz, Hard Rock e Poty Bairro Planejado vão gerar em torno de 89 mil empregos diretos e indiretos na região. O investimento estimado é de quase 10 bilhões de reais.

“Não adianta criar leitos para acomodação de turistas sem oferecer a eles atrações, pois sem isso eles não ficam na cidade e consomem menos. Estamos com nossa categoria fortalecida por meio do Trade Turístico do Litoral Norte, e temos apoio e atenção dos representantes das gestões dos municípios envolvidos no que se refere ao desenvolvimento da infraestrutura para acolher essas âncoras do setor”, destacou Avelar Loureiro Filho. 

“Outros aspectos que devemos ressaltar, para nestes próximos 10 anos recebamos todos esses investimentos, é a criação do Trade Turístico de Paulista, recriação do destino Litoral Norte, criação de legislação para implementação do Distrito Turístico Litoral Norte com Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Goiana. Também é importante destacar a importância do Comitê Gestor de governança, o Fundo Estadual, a engorda da Praia de Olinda e Paulista já em licenciamento, a requalificação das PE-01, 14, 15, 35, 22, e a criação da infraestrutura com balsa no trajeto Nova Cruz-Itamaracá. Tudo isso favorece o projeto, que já é uma realidade e em 10 anos estará finalizado”, completou o empresário.

“De nada serve a chegada das construções e dos serviços sem qualificação da mão de obra. Para isso, teremos o apoio de instituições com expertise e reconhecimento no Brasil e no mundo, como as do Sistema S. Teremos aqui o Hotel Escola do Senac para formação de mão de obra para o setor turístico. Também teremos o trabalho de qualificação empresarial do Sebrae para os empreendedores se qualificarem, fornecendo insumos e serviços aos empreendimentos âncoras. Isso vai gerar o aquecimento da economia local, emprego e renda. Temos também a área do campo de aviação, que será qualificada com mais 300 metros para receber aeronaves da Boeing, e para que os turistas possam chegar aqui na região de forma prática e rápida. Lembremos que o Litoral Norte atualmente detém quase um milhão de pessoas, e nesses 10 anos aproximadamente 10% dos moradores serão empregados com os empreendimentos que vão se instalar”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico Agropecuária e Pesca do Paulista, Raimundo Lopes.

Cronologia de estruturação para o desenvolvimento do Litoral Norte

2001 – Estatuto das Cidades e Plano Diretor

2003 – Plantas diretoras dos municípios da RMR

2004 – Plano Diretor de drenagem e entrega da PE-15

2007 – Entrega da PE 22 – PAC

2008 – Plano Diretor do Paulista, município que recebeu mais investimento do PAC no Brasil

2010 – Resolução da questão fundiária do Paulista

2015 – Inauguração do Paulista North Way Shopping

2021 – Paulista é o município que mais constrói novas unidades imobiliárias em Pernambuco com quase 40% do financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal

COMENTÁRIOS