Dia Mulher Evidência é celebrado na Câmara

Janaína Uchôa foi uma das homenageadas

Prêmio Mulher em Evidência Câmara de Vereadores do Recife Janaína Uchôa

CÂMARA DO RECIFE
Criado em 2018, o Dia Estadual Mulher Evidência foi comemorado na Câmara Municipal do Recife na tarde desta sexta-feira (28), por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). A cerimônia, promovida no plenário da Casa, de José Mariano, foi presidida pelo vereador Paulo Muniz (SD) e prestigiada por membros do meio político e da sociedade civil. Na ocasião, foram homenageadas mulheres agraciadas pelo Prêmio Mulher Evidência.

O Prêmio Mulher Evidência foi criado em 2010 pela jornalista Cláudia Montes. Em 2018, a honraria passou a ser marcada no calendário estadual de Pernambuco, sendo celebrada anualmente no dia 30 de abril.

Além de Ana Lúcia, Paulo Muniz e Cláudia Montes, compuseram a mesa de honra do evento o ex-deputado estadual e federal Ossésio Silva (Republicanos), autor da lei que cria o Dia Mulher Evidência, e a diretora-executiva do projeto Maceió Voluntário, Maristela Pozitano.

Em seu discurso na tribuna do plenário, Ana Lúcia classificou o Dia Mulher Evidência como “um dia para celebrar a força, a determinação e as diversas conquistas das mulheres em nosso Estado. E a celebração é fundamental, pois ela comprova que valem a pena os esforços e sacrifícios, e se tornam um incentivo para que outras mulheres tenham a consciência do seu potencial”.

Prêmio Mulher em Evidência Câmara de Vereadores do Recife Janaína Uchôa

Discursos – Após o discurso da vereadora Ana Lúcia, um vídeo foi apresentado no telão do plenário da Câmara do Recife sobre a trajetória do Movimento Mulher Evidência. A idealizadora da Lei estadual Mulher Evidência, que também é líder do movimento, Cláudia Montes, foi convidada para subir à tribuna e fazer as suas colocações.

“São 14 anos lutando em Pernambuco, embora eu já tenha uma história construída no Brasil. As mulheres falam que estão empoderadas, mas empoderamento não é self. É maturidade. Chegou a hora das mulheres que estão aqui presentes, cheias de formosura, conscientes, muitas autoridades. Mas a maturidade precisa ser multiplicada enquanto nós, como mulheres, não estancarmos a sangria da rivalidade feminina não vamos alcançar o que queremos”, disse.

Ela se disse predestinada a cumprir a missão de dar evidência às mulheres, sobretudo no que diz respeito à igualdade de direitos. “Eu não vou sair de minha missão. Eu sou uma predestinada. Sei quem eu sou e para onde vou”. Ela lembrou que o deputado Ossésio Silva a apoia desde o início de sua luta para ter uma lei que evidencia a mulher. “E, hoje, esse dia está sendo comemorado aqui na Câmara do Recife. Eu não vim para cruzar os braços, mas para empoderar cada uma de vocês”.

Durante seu discurso, Cláudia Montes condecorou o presidente da solenidade, vereador Paulo Muniz, com um colar do movimento Mulher Evidência. “Existem os homens em evidência. O presidente da mesa é um deles. Por essa homenagem ele não esperava”, disse, repetindo o bordão: “Para cima do medo, homens e mulheres têm que continuar juntos”.

O bispo Ossésio Silva, juntamente com Cláudia Montes e a vereadora Ana Lúcia fizeram a entrega de placas às mulheres homenageadas. Na sequência, a diretora Executiva do Maceió Voluntário, Maristela Pozitano, ocupou a tribuna. Foi a terceira pessoa a fazer as colocações na solenidade. “Todas nós merecemos a visibilidade, mas também merecemos ser nós mesmas. Deixar que nossos talentos possam ser vistos. É uma maneira de nos pertencermos. Quando não nos sentimos pertencentes, ficamos marginalizadas, ficamos à margem”.

Maristela Pozitano disse que todas as mulheres que foram vistas através da homenagem prestada na solenidade, se sentem evidenciadas, se sentem pertencentes. “Nós somos ouvidas, estamos juntas, num trabalho constante. Mas nada faríamos se não tivéssemos nossos companheiros de jornada. Nós, juntos, somos força”.

Ela afirmou que, em Maceió, tem feito um trabalho incansável de voluntariado. “As mulheres sempre foram cuidadoras, amorosas, têm olhar de doação. As mulheres são, por natureza, voluntárias. Mas nós temos que olhar para nós”. Maristela Pozitano também falou de sororidade.

A quarta pessoa a falar foi a escritora, professora de cuidadora de idosos, ativista na área do envelhecer e estudiosa do envelhecimento de mulheres negras, Jô Vieira. “Sinto-me imensamente feliz de estar aqui hoje. Foi uma grande surpresa ser contemplada por tal honraria”, disse, elogiando Cláudia Montes, a quem agradeceu pelo prêmio. “Somos uma potência, acreditem. Juntas poderemos lutar pela igualdade de gênero”.

A quinta pessoa a falar na solenidade foi o bispo Ossésio Silva, que criou a Lei Estadual Mulher Evidência. “Eu não pensei que ficaria emocionado em momento como este, mas estou”, afirmou. Ele lembrou que nos primeiros encontros realizados por Cláudia Montes, anos atrás, para construir o projeto Mulher Evidência, ele teria alertado que era preciso trazer os homens para perto, sobretudo para participar de debates sobre violência contra a mulher.

“Hoje, vemos homens participando de um momento tão importante como este, aqui na Câmara do Recife. É essa parceria que acho importante. Homens participando de debates sobre os problemas das mulheres e vice-versa”, comentou o deputado. Ele afirmou que a presença da mulher é “quem faz pensar nos problemas sociais e na busca de soluções”. Ele destacou que, na história da humanidade “a mulher sempre esteve presente, construindo, atuando ao lado do homem”.

Ossésio Silva destacou a importância de cada uma das participantes da solenidade. “Esse prêmio é uma iniciativa meritória, que tem proporcionado a valorização das mulheres de Pernambuco e que tem histórias lindas e muitas vezes estão no anonimato”. O deputado disse que a premiação Mulheres Evidencia faz parte de sua trajetória política.

“Sempre defendi que precisamos de projetos para viabilizar  as ações para efetivar a igualdade de condições no mercado de trabalho”. Ele lembrou que sempre defendeu a causa da mulher e que fez parte da Comissão da Mulher, na Câmara Federal, “onde ajudei a aprovar vários projetos, tornando as politicas públicas mais inclusivas”. Ele disse que pretende elaborar um projeto de lei para criar o Prêmio Nacional Mulher Evidência.

O cordelista Dedo Leocadio fez uma apresentação cultural. A senhora Maria Aparecida, uma das homenageadas, pediu para falar e fez mais um discurso. Por fim, o vereador Paulo Muniz, que presidiu a reunião solene, fez as colocações finais e convidou a todos os presentes para que, de pé, ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife.

Pessoas homenageadas pelo Prêmio Mulher Evidência

Ana Lúcia, vereadora do Recife

Betânia Ribeiro, coordenadora de articulação política e institucional do Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul de Pernambuco

Ednete Miranda, representante do Movimento Mulher Evidência

Fátima Lessa, secretária da Mulher de Cupira (PE)

Fátima Pereira, professora e escritora

Graça Mendes, primeira-dama de Agrestina (PE)

Helena Sturiale, empresária

Iza Antonelle, cantora gospel

Jackelinne Brasileiro, professora e contadora de histórias

Janaína Uchôa, empreendedora

Joh Vieira, professora de cuidadores de idosos

Lindalva Freitas, Presidente da Academia Limoeirense de Letras e Artes de Limoeiro (PE)

Márcia Santos, secretária geral da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PE

Maria Aparecida dos Santos, secretária nacional das Mulheres do partido Solidariedade

Maria Helena Wanderley, advogada previdencialista

Mariana Vargas, Desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco

Marilane Pessoa, empreendedora e ex-suplente de vereadora e de deputada estadual

Maristela Pozitano, diretora-executiva do Maceió Voluntário

Neide Roque, bacharel em Direito e voluntária em causas sociais

Rita Nascimento, terapeuta sistêmica e escritora

Teresinha Melo, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Escada (PE)

Thiago Paes, vereador de Garanhuns (PE)

COMENTÁRIOS