Diretor do ITERPE celebra ‘sintonia’ com a governadora Raquel Lyra (PSDB)

Saiba mais informações clicando no link

Henrique Queiroz ITERPE Henrique Queiroz afirma que Raquel deseja criar maior número de assentamentos possível

O diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (ITERPE), Henrique Queiroz , declarou ao Blog Ponto de Vista ter sido orientado governadora Raquel Lyra (PSDB) a fazer o máximo possível de assentamentos rurais, mapeando áreas que podem ser incorporadas, no estado, para este fim.

“Em algumas áreas adquiridas pelo governo, que ainda não estão qualificadas para assentamento, nós estaremos fazendo o levantamento dessas áreas e levando para a governadora. Para isso, estamos contactando os movimentos, fazendo um apaziguamento de algumas áreas em que, por acaso, os líderes queiram efetuar”, disse Henrique.

A autarquia é vinculada à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, dotada de autonomia administrativa e financeira, e tem como prerrogativa principal o controle das terras públicas, a reformulação fundiária do território estadual, a implantação de assentamentos e a operacionalização do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Sobre a chefe do Executivo estadual, Henrique José Queiroz afirma estar em ótima sintonia com a governadora, que está “abrindo as portas para que a gente possa fazer um trabalho em conjunto com outros órgãos”

O presidente do Iterpe declarou ainda ser um desejo de Raquel que os assentados possam produzir já nos primeiros 12 meses. “Para isso, faremos o projeto de barragens no assentamento, açudes e poços artesianos, aquilo que melhor se adaptar à agricultura familiar irrigada. Poderemos fazer um acordo com donos de supermercados, vinculando a produção para venda nos mercados”, disse Henrique José.

O objetivo, segundo o diretor-presidente do Iterpe, é “resgatar o filho do agricultor que veio ao Recife trabalhar com outro segmento que não condiz com seu bem-estar no trabalho com a terra”.

Outro projeto prioritário, segundo Henrique José, é a concessão de cerca de 1500 títulos de propriedade rural definitiva aos agricultores, que vinham sendo trabalhados desde a gestão passada. “Estamos concluindo esses títulos registrados a pequenos proprietários das diversas regiões do estado”, em municípios como Cupira, Sertânia e Araripina, entre outros.

COMENTÁRIOS