Doutora Nadegi passa a representar a Região Metropolitana no Conselho Estadual de Segurança Pública

Saiba mais informações clicando no link

A prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi, passou a representar toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) na composição do Conselho Estadual de Segurança Pública. Ao lado do secretário municipal da área, Coronel Rossini – que será seu suplente –, a gestora participou, nesta segunda-feira (8), de forma virtual, da primeira reunião junto à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco como titular e representante da RMR no colegiado. A indicação partiu da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

“Como integrante do Conselho Estadual de Segurança Pública, quero buscar a viabilização de mais recursos junto aos fundos estadual e nacional de Segurança Pública para o fortalecimento das guardas municipais de Pernambuco. Além disso, quero continuar trabalhando na linha de prevenção da violência contra a mulher e de combate às drogas”, assegurou a Doutora Nadegi.

De acordo com o Coronel Rossini, a Secretaria de Segurança Pública de Camaragibe tem trabalhado com foco em três vertentes: enfrentamento, prevenção e participação popular. “Em Camaragibe, fazemos o enfrentamento, junto com a Polícia Militar, em ações integradas. A prevenção acontece quando juntamos esforços junto às políticas públicas de todas as áreas: social, esporte, entre outras. E a participação é justamente quando abrimos espaço para que os cidadãos, por meio de conselho, possam fazer parte da construção de políticas públicas de segurança dentro das próprias comunidades”, explicou.

COMBATE À VIOLÊNCIA – Em uma das ações recentes de Segurança Pública em Camaragibe, o município se firmou como o primeiro de Pernambuco a instalar o Núcleo de Prevenção Social de Combate à Violência. Essa é uma parceria da prefeitura com o governo, por meio da Secretaria estadual de Prevenção à Violência e Drogas.

O equipamento contará com ações voltadas à prevenção da violência. No local, serão oferecidos atividades diversas com eixo norteador na qualificação profissional, conexão sociocultural por meio de oficinas, além da cultura de paz. O Governo de Pernambuco pretende, inclusive, implementar Núcleos de Prevenção em 13 municípios.

DRONES – Camaragibe também deu um grande passo no uso da tecnologia a favor da segurança das comunidades. É que a prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública, realizou o Curso de Pilotagem de Drone para dez guardas civis municipais, das Brigadas de Trânsito, Ambiental, Comunitária e ROMU, a fim de auxiliar o poder executivo na manutenção e reforço da segurança na cidade.

Os drones serão úteis no combate ao desmatamento e invasões, principalmente na área de Aldeia e do Privê Vermont; no mapeamento de engarrafamentos de trânsito nas principais rodovias que cortam a cidade; e também nas Operações Integradas com a Polícia Militar de Pernambuco no Combate ao Consumo e Tráfico de Drogas. Além disso, os guardas também irão utilizar os equipamentos nas praças e logradouros públicos garantindo uma melhor segurança e tranquilidade para os munícipes.

COMENTÁRIOS