Durante conferência, Sileno Guedes reafirma compromisso com fortalecimento da Assistência Social no Estado

Durante conferência, Sileno Guedes reafirma compromisso com fortalecimento da Assistência Social no Estado

Profissionais e gestores municipais e estaduais, parlamentares e vereadores, além de usuários da Assistência Social, se reuniram, nesta segunda-feira (29), na 13º edição da Conferência Estadual de Assistência para debater e planejar a atuação da política em Pernambuco e definir as prioridades que deverão ser tomadas pelos Governos Federal e Estadual para fortalecer o setor. Durante o evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes, destacou que a estruturação da política da população de rua, a qualificação das ações para os imigrantes e a consolidação dos serviços socioassistenciais em Pernambuco são os principais desafios do Estado. “Nossa prioridade é criar soluções que possa potencializar a assistência social no Estado. Nós e o governador Paulo Câmara temos a visão concreta de que a assistência social não está ideologizada em Pernambuco. Não estamos divididos em dois lados, mas caminhando no mesmo sentido, inclusive, nos colando abertos a escuta e determinados a garantir a participação social na tomada de decisões”, afirmou o gestor. Em discurso, o secretário executivo de Assistência Social do Estado e presidente do Conselho Estadual da pasta, Joelson Rodrigues, pontuou o impacto que o vazamento de óleo no litoral nordestino vai causar na vida dos que utilizam o mar como fonte de renda ressaltando o papel da assistência social nesse caso. “Esta é uma política de direitos e, por mais redundante que possa ser, temos que reafirmar esse que é um preceito constitucional: assistência social é um direito do povo e dever do Estado. Precisamos olhar, por exemplo, para população litorânea que tira o seu sustento da pesca e do turismo e que agora vai precisar ainda mais dos equipamentos, serviços e programas complementares do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”, destacou. Junto ao secretário estadual Sileno Guedes e ao executivo da pasta Joelson Rodrigues, participaram da mesa de abertura do evento, que aconteceu no auditório Tabocas, no Centro de Convenções, os deputados Danilo Cabral (PSB), presidente da Frente Parlamentar Nacional em Defesa do SUAS, e Isaltino Nascimento (PSB), presidente da Frente Parlamentar Estadual em Defesa do SUAS, o vereador Ivan Moraes (PSOL), a prefeita Ana Célia Cabral, representando a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Josenildo Barboza e Penélope Andrade, presidente e vice presidente do Colegiado Estadual de Gestores da Assistência Social (Coegemas), respectivamente, Eli Villas Boas, representante dos profissionais da Assistência Social, e Luciano José da Silva, representante dos usuários do SUAS. A Conferência segue até amanhã (30) com uma programação extensa de palestras e debates. Os pontos discutidos vão embasar a construção do Plano Estadual, que vai direcionar a atuação da política em Pernambuco nos próximos quatro anos, e definir as deliberações que serão encaminhadas para a União.

Estruturar a política da população de rua, qualificar os serviços para os imigrantes e fortalecer a atuação da Assistência Social em Pernambuco foram alguns dos pontos ressaltados pelo secretário Sileno Guedes

Profissionais e gestores municipais e estaduais, parlamentares e vereadores, além de usuários da Assistência Social, se reuniram, nesta segunda-feira (29), na 13º edição da Conferência Estadual de Assistência para debater e planejar a atuação da política em Pernambuco e definir as prioridades que deverão ser tomadas pelos Governos Federal e Estadual para fortalecer o setor. Durante o evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes, destacou que a estruturação da política da população de rua, a qualificação das ações para os imigrantes e a consolidação dos serviços socioassistenciais em Pernambuco são os principais desafios do Estado.

“Nossa prioridade é criar soluções que possa potencializar a assistência social no Estado. Nós e o governador Paulo Câmara temos a visão concreta de que a assistência social não está ideologizada em Pernambuco. Não estamos divididos em dois lados, mas caminhando no mesmo sentido, inclusive, nos colando abertos a escuta e determinados a garantir a participação social na tomada de decisões”, afirmou o gestor.

Em discurso, o secretário executivo de Assistência Social do Estado e presidente do Conselho Estadual da pasta, Joelson Rodrigues, pontuou o impacto que o vazamento de óleo no litoral nordestino vai causar na vida dos que utilizam o mar como fonte de renda ressaltando o papel da assistência social nesse caso. “Esta é uma política de direitos e, por mais redundante que possa ser, temos que reafirmar esse que é um preceito constitucional: assistência social é um direito do povo e dever do Estado. Precisamos olhar, por exemplo, para população litorânea que tira o seu sustento da pesca e do turismo e que agora vai precisar ainda mais dos equipamentos, serviços e programas complementares do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”, destacou.

Junto ao secretário estadual Sileno Guedes e ao executivo da pasta Joelson Rodrigues, participaram da mesa de abertura do evento, que aconteceu no auditório Tabocas, no Centro de Convenções, os deputados Danilo Cabral (PSB), presidente da Frente Parlamentar Nacional em Defesa do SUAS, e Isaltino Nascimento (PSB), presidente da Frente Parlamentar Estadual em Defesa do SUAS, o vereador Ivan Moraes (PSOL), a prefeita Ana Célia Cabral, representando a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Josenildo Barboza e Penélope Andrade, presidente e vice presidente do Colegiado Estadual de Gestores da Assistência Social (Coegemas), respectivamente, Eli Villas Boas, representante dos profissionais da Assistência Social, e Luciano José da Silva, representante dos usuários do SUAS.

A Conferência segue até amanhã (30) com uma programação extensa de palestras e debates. Os pontos discutidos vão embasar a construção do Plano Estadual, que vai direcionar a atuação da política em Pernambuco nos próximos quatro anos, e definir as deliberações que serão encaminhadas para a União.

COMENTÁRIOS