Educação em Paudalho avança e escolas municipais se destacam no IDEPE

Educação em Paudalho avança e escolas municipais se destacam no IDEPE

A educação em Paudalho avança e tem provocado mudanças em milhares de pessoas na cidade. Como exemplo disso, três escolas municipais se destacaram

Emenda de Mendonça Filho aprovada na LDO 2019 garante R$ 1 bilhão para universidades e institutos federais
Mendonça anuncia investimentos para a Mata Sul
“Vitória deve servir de reflexão ao novo governo”, afirma Danilo Cabral sobre arquivamento da Escola sem Partido

A educação em Paudalho avança e tem provocado mudanças em milhares de pessoas na cidade. Como exemplo disso, três escolas municipais se destacaram no quesito evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) 2017 na Mata Norte Pernambucana.

A escola Maria de Fátima, em Chã de Cruz, ficou em primeiro lugar no Ensino Fundamental I e II. A instituição Severino Maurício Carneiro da Silva, em Piracirica, também levou o primeiro lugar no Ensino Fundamental I. Já a unidade Paulo XI, em Chã de Pinheiro, apontou no ranking das 10 melhores escolas dos iniciais em toda a Mata Norte.

Paula Soares, de 40 anos, é mãe de duas crianças que estudam na Escola Maria de Fátima. Ela comenta que o reconhecimento reflete diretamente na vida profissional dos seus filhos. “Eu como mãe fico muito feliz e satisfeita em saber que meus filhos estão estudando em uma escola com boa qualificação. Tanto meu filho, quanto minhas filhas pensam em fazer medicina e eu tenho certeza que essa conquista no IDEPE refletirá nos sonhos deles”, disse.

Satisfeita, a dona de casa Rocicleide Raimunda de 40 anos comemorou a conquista. Ela tem três netas estudando na escola Paulo XI. “A educação em Paudalho mudou muito. Eu como avó fico tranquila em deixar minhas netas aqui, sabendo que o trabalho é feito com responsabilidade”, enfatizou

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” dizia o educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire. E esse o objetivo da gestão: através de uma educação de qualidade, ofertar suporte para os sonhos profissionais dos alunos paudalhenses.

o estudante do Colégio Maria de Fátima, Gustavo Nascimento, é um desses que sonha com uma profissão, a de jornalista. “Eu estudo aqui desde 2014 e percebo que mudou muita coisa. A gente tinha aulas e agora temos reforço, atividades com música. Eu sonho em ser jornalista e acho que estou no caminho certo”, detalhou.

Formação de professores

E no objetivo de continuar avançando nos resultados, a Secretaria realiza até está sexta-feira (21) a formação de professores da Rede Municipal. Palestras nas diversas áreas do conhecimento são ministradas para enriquecer o conhecimento dos profissionais. “A formação tem esse objetivo de aperfeiçoar e melhorar o conhecimento dos professores. A gente quer que os alunos recebam esse conhecimento e isso influencie diretamente em seu aprendizado”, destacou o coordenador do Fundamental II no Município, Paulino Andrade.

Sobral: exemplo de mudança

Outra ação realizada pela Pasta para melhorar o trabalho no Município foi a visita à Sobral, no Ceará. A cidade foi destaque em todo o país como o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em todo o Brasil. Professores, gestores e coordenadores do Paudalho estiveram no Município cearense em uma troca de experiência que resultará em um relatório de ações que serão implantadas na cidade. “Sobral é um Município que se destacou no Brasil e nós podemos nos espelhar nesse trabalho. Não é nada mágica, mas sim um trabalho intensificado que nós também realizamos aqui nos Município. Através de um relatório que está sendo preparado sobre Sobral, nós vamos começar a fazer algumas mudanças também em nossa Educação”, explicou a representante da Secretaria de Educação, Claudecy Feirreira.

São nítidas todas as conquistas que o Município já vive como as reconstruções do Colégio Municipal de Guadalajara, a Creche Leonel Francisco Soares e agora as obras da primeira escola da comunidade de Fonte de Aldeia, na Zona Rural. O prefeito Marcelo Gouveia destacou que o principal objetivo é promover ações que dignifiquem os paudalhenses. “Nós queremos apenas que todos os paudalhenses tenham uma vida digna e a educação é essa “arma” que nos prepara para uma nova vida. Por isso, pode ficar certo que estamos apenas começando e tem muito mais conquistas para serem alcançadas. Estou feliz em ver nossas crianças já trilhando um futuro melhor”, comentou.

COMMENTS