Eleição acende o sinal vermelho do Governo Elianai/João Baleia, em São José da Coroa Grande

O resultado das urnas em São José da Coroa Grande trouxe de certa forma, um recado a atual administração. A prefeita Elienai e o seu esposo, João Bale

Salomão Barros, pré-candidato a prefeito de São José da Coroa Grande, confirma presença para a festa do Blog Ponto de Vista
Governador Paulo Câmara visita Rivânia no distrito da Várzea do Una, em São José da Coroa Grande
Galpão de triagem será inaugurado pela Prefeitura de São José da Coroa Grande

O resultado das urnas em São José da Coroa Grande trouxe de certa forma, um recado a atual administração. A prefeita Elienai e o seu esposo, João Baleia, receberam uma notícia indigesta das urnas às pretensões do seu grupo político de se manter no poder. Uma vitória significativa da oposição encabeçada pelo ex-prefeito Barbosa, acendeu o sinal vermelho da atual administração e pôs por água a baixo os planos de João Baleia mostrar que o seu prestígio na cidade continua em alta.

Carismático, habilidoso e aguerrido, João Baleia é sem sombra de dúvida um político bastante reconhecido nos bastidores como uma liderança forte do Litoral Sul pernambucano. No entanto, o resultado local desta eleição pôs em xeque a sua principal qualidade: a habilidade política.

COMPARACAO

A administração que a sua esposa faz e que tem a sua participação ativa, só decolou nas áreas de Ação Social, Meio Ambiente e Educação. Setores como Saúde, infraestrutura e Turismo, têm deixado a desejar e, talvez o sentimento de mudança que tomou conta de mais de 7 mil pessoas em 2012 esteja sumindo aos poucos.

Os postos de saúde apresentam um atendimento pouco eficiente e o hospital municipal, ainda que tenha obtido melhorias estruturais, sofre com a falta de médicos especialistas. Na área de infraestrutura, embora o município tenha sido beneficiado com os repasses do FEM e feito calçamentos em vários locais da cidade, a ausência de manutenção dos calçamentos antigos, canais da cidade e das quadras da Várzea e Abreu do Una são queixas frequentes da população, bem como a construção da tão sonhada Estrada da Várzea que ainda não saiu do papel – embora seja uma obra com uma dimensão incompatível com as finanças do município, a população debita na conta da atual administração a não realização dela.

Outra grande insatisfação está relacionada a área de Turismo. A falta de políticas de incentivo ao turismo aliada a falta de segurança, promoção da cultura e a infraestrutura local, têm comprometido esta importante vocação regional.

Contudo, isto não é o fim – e o resultado que as urnas apresentaram em favor da oposição ainda pode ser revertido, pois ainda há tempo para recuperar o espaço perdido.

O momento agora é de reconhecer os erros e partir para o enfrentamento dos problemas, algo que a conhecida habilidade política de João Baleia fará a diferença, mas não se pode deixar de ver é que Barbosa ganhou liga com a população e é um forte adversário para as eleições de 2016.

Escrito Por Wellington Ribeiro

COMMENTS