ELEIÇÃO PARA O CONSELHO TUTELAR DE SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE FOI UMA DOSE DE FORTES EMOÇÕES

A eleição para Conselho Tutelar em São José da Coroa Grande foi, sem sombra de dúvida, uma dose de fortes emoções. Para aqueles que esperavam u

Jorge Côrte Real confirma que será 1º suplente de Mendonça Filho
UFPE sedia evento sobre política
Coluna desta sexta-feira: Clodoaldo Magalhães pode enfrentar João Fernando em disputa por cadeira na Câmara Federal em 2018
12071730_871207542986672_2043379186_n

Valter do Conselho, Gordo do Gás, Ana Nery, Marcus Wagner e Anderson Santos – Conselheiros Tutelares eleitos para o quadriênio 2016-2019

A eleição para Conselho Tutelar em São José da Coroa Grande foi, sem sombra de dúvida, uma dose de fortes emoções.

Para aqueles que esperavam uma disputa morna e com poucos eleitores indo as urnas, tiveram como resposta uma participação maciça da população, que se empenhou, torceu e vibrou. Foram exatos 2.864 votantes, superando as expectativas de todos. Durante o todo o dia de ontem tentei compreender o porquê de tamanha participação popular, e com a ajuda de amigos tirei a simples conclusão: A proximidade das eleições para prefeito e vereador, a opção de candidatos e a força das redes sociais foram determinantes para que a eleição deste ano tomasse tamanha proporção.

A disputa foi voto a voto, famílias se empenharam, amigos se dedicaram e candidatos deram o sangue em busca da vitória. Em dado momento me imaginei em meio a uma verdadeira gincana escolar, onde pessoas são provocadas a cumprir determinada tarefa para vencer o adversário. Parecia que os candidatos estavam disputando para ver quem conseguiria trazer o eleitor mais idoso, pois não cansei de ver anciões, com sérios problemas de locomoção, serem carregados por candidatos ou apoiadores até as seções.

A quantidade de carros, motos, vans e até ônibus utilizados para o transporte de eleitores foi tão grande, que em alguns momentos inviabilizou o trânsito na Avenida João Francisco de Melo. A movimentação de vereadores e pré-candidatos a vereador em busca de ajudar candidatos foi outro ponto relevante a ser notado nesta disputa, inclusive, houve até a presença de pré-candidatos a prefeito que fizeram questão de registrar o voto e passear em meio aos eleitores, como foi o caso de Pel.

Esta foi uma eleição de surpresas, principalmente por ter sido responsável por desbancar favoritismos. Ela trouxe ao menos duas lições para alguns: Que voto é feito garimpo, pois a comemoração só pode vir depois da apuração e que subestimar o potencial de adversários pode custar muito caro e levar muitas vezes a frustrações.

Com a presença do Blog Ponto de Vista na sala de apuração, pudemos oferecer com exclusividade pelo whatshapp e facebook a divulgação em tempo real da votação de todos os candidatos a medida que os votos eram contabilizados e antecipamos a lista dos vitoriosos em primeira mão antes mesmo que o resultado oficial fosse divulgado.

O melhor de tudo foi que a democracia prevaleceu, a organização foi impecável e a disputa entre os candidatos ficaram apenas no campo eleitoral. Um ponto que marcou esta eleição foi a renovação de 60% do Conselho Tutelar, reelegendo-se apenas Anderson Santos e Marcus Wagner, o primeiro com a força da população da Várzea e Abreu do Una, já o segundo com o apoio de amigos da Igreja Assembleia de Deus e o reconhecimento ao seu trabalho. As atuais conselheiras Joelma, Neta da Baia e Zanza, receberam também uma excelente votação, demonstrando assim um reconhecimento da população. Em relação a candidata Zanza, não poderia deixar de registrar o empenho e dedicação dos seus familiares e amigos, pois fizeram uma campanha bonita e bem organizada, o que lhe garantiu a 7ª colocação e que por conta de apenas 7 votos a vitória não foi alcançada.

Eleição do Conselho Tutelar

Resultado completo das eleições do Conselho Tutelar de São José da Coroa Grande

Em relação aos demais eleitos, a eleição da Irmã Ana Nery foi de bom tamanho, há muito ela tentava conquistar a vaga e não conseguia êxito, mas desta vez o seu sonho foi concretizado. Em relação à eleição de Gordo do Gás tenho pouco a dizer, a única coisa que sei é que segundo informações, ele dispunha de uma estrutura considerável e que foi o suficiente para garantir-lhe a vitória. Já a eleição de Valter Rafael para o cargo, foi fruto do reconhecimento de quem já havia trabalhado no órgão por dois mandatos e que agora entra para a história do Conselho Tutelar local como o único que venceu três eleições.

É importante também destacar o desempenho dos candidatos Amara Bispo, Valdir da Juventude e Nanico, além de Edleuza e Aline, que podem bater no peito e dizer que participaram da mais EMOCIONANTE e DISPUTADA eleição para o Conselho Tutelar de São José da Coroa Grande.

12092504_871207569653336_1102919789_n

Ana Nery, Valter do Conselho, Wagner Geminiano, Gordo do Gás, Marcus Wagner e Anderson Santos.

Parabéns a Promotora de Justiça Julieta Oliveira, ao subtenente Andrade e ao Conselho de Direito da Criança e do Adolescente local, presidido por Wagner Geminiano, que juntos, foram responsáveis pela realização de uma eleição parcial e organizada o que garantiu mais uma vez que a democracia prevalecesse.

Ainda esta semana traremos mais notícias sobre a eleição para o Conselho Tutelar.

Escrito por Wellington Ribeiro

COMMENTS