Em 30 dias de gestão, Prefeito Yves Ribeiro “Arruma a Casa”

Saiba mais informações clicando no link


A atual gestão encontrou diversos impasses e dificuldades quando assumiu a Prefeitura de Paulista no dia 1º de Janeiro de 2021. Com o objetivo de reestruturar a cidade, o Prefeito Yves Ribeiro reuniu todos os Secretários e estabeleceu alguns resultados que precisam ser alcançados para que a cidade volte a engrenar e crescer. Paulista tem grande potencial de evolução e é a quarta maior cidade da região metropolitana de Recife.

Algumas secretarias estão realizando levantamentos para uma análise completa do que é necessário e o que é possível ser feito neste momento. De antemão é importante ressaltar que os planos dos “100 dias” segue em prática e todos as secretarias estão trabalhando em prol desta campanha.

Secretaria de Saúde


A Secretaria de Saúde tem trabalhado de forma assídua no combate ao COVID-19. A principal operação realizada pela secretaria, em conjunto com as coordenadorias, foi a vacinação dos membros do grupos de risco da primeira fase de imunização. As estratégias foram pautadas de acordo com os procedimentos do governo do estado e seguem sendo realizadas. Diversas ações foram realizadas com êxito através de algumas coordenadorias. Entre elas, destacam-se as seguintes:

  • Coordenadoria de Vigilância Sanitária: A sanitização de ambientes externos da cidade para diminuir a proliferação do vírus foi realizada pela Coordenação de Vigilância Sanitária do município. Algumas feiras, praças, quadras de esportes, bancos públicos e outros lugares foram sanitizados. Ainda nesta mesma coordenadoria, os (ACE) Agentes de Combate às Endemias realizaram visitas domiciliares em combate ao Aedes Aegypti.

  • Coordenadoria de Saúde da Mulher: O mamamóvel é um programa que leva exames de mamografia gratuitos para as mulheres do município. No mês de janeiro, os profissionais do caminhão itinerante atenderam mais de 120 mulheres na cidade. A programação de fevereiro será divulgada em breve nas principais redes sociais da prefeitura.

  • Diretoria de Atenção Básica: O janeiro Branco foi uma campanha realizada pela NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). A ação buscou cuidar da saúde mental dos trabalhadores do município.

Secretaria de Educação

  • A Secretaria promoveu uma pesquisa em parceria com a Fundação Lemman. Intitulada “Vozes Docentes”, a apuração tem como objetivo ouvir os anseios dos professores do município.

  • Os gestores de escolas públicas participaram de uma reunião para o planejamento do ano letivo de 2021. Na reunião foram apresentados tópicos importantes para a implantação e execução de programas e alguns projetos.

Secretaria de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil 

Por meio da Prefeitura, a Secretaria de Segurança realizou fiscalizações nas orlas das praias para evitar aglomerações. A campanha de conscientização ocorreu em parceria com a Polícia Militar, Guarda Municipal, Companhia Municipal de Trânsito e Procon Paulista, e teve o objetivo de frear o avanço do novo coronavírus Paulista.

Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos

Paulista renovou em 30% as frotas de caminhões coletores de lixo domiciliar. A ampliação fez parte da requalificação realizada pela Prefeitura. O objetivo é aumentar a capacidade de recolhimento de lixos domésticos e entulhos pela cidade.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Paulista reativou a sala do empreendedor em parceria com o SEBRAE e prestará serviços gratuitos no município. O local foi reaberto com apenas 10 dias da nova gestão.

Secretaria de Turismo, Cultura Esportes e Juventude

  • Os secretários executivos se reuniram com o Conselho Municipal de Cultura da cidade para verificar o pagamento da lei Aldir Blanc. O pedido foi encaminhado para a Controladoria Pública do município.

  • O Prefeito Yves Ribeiro, acompanhado do vice Dido Vieira, visitou a subsede do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em Maria Farinha, na última quarta-feira (27). O encontro tratou sobre parcerias para o investimento e a valorização da malha náutica e do turismo na região.

  • A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude iniciou diálogos com o Senac e Sebrae, para realização de cursos profissionalizantes gratuitos na área de estética e cuidados pessoais. As formações serão ofertadas para jovens entre 15 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda.

  Secretaria de Políticas sociais

  • Paulista está promovendo uma capacitação para os agentes de atendimento ao público para o CadÚnico. A parceria acontece em conjunto com o Governo do Estado.

  • A Prefeitura, através da Secretaria de Políticas Sociais, convocou uma reunião para regularizar a situação da população de baixa renda que conta com o programa Bolsa Família.

  • A prefeitura pretende dar andamento a uma parceria com a COMPESA, para beneficiar famílias que não possuem kits básicos sanitários, como vasos sanitários, chuveiros e pias.

Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres

Uma campanha educativa foi realizada em combate à violência contra a mulher. Com o tema “Basta! Pare a violência contra as mulheres” algumas mulheres foram até a orla do Janga para chamar a atenção ao tema, tendo em vista os dados alarmantes relacionados à violência contra a mulher.

COMENTÁRIOS