Em Brasília, Eduardo da Fonte, Andreza e Romero Albuquerque buscam recursos para creche no Alto José do Pinho

Progressistas estiveram em Brasília para posse de Ciro Nogueira na Casa Civil

Os progressistas Andreza Romero e Romero Albuquerque estiveram em Brasília nesta quarta-feira (04). Eles se reuniram para prestigiar o agora ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), durante cerimônia de posse, ao lado de outros membros do partido, como o presidente e vice-presidente estadual da sigla, Eduardo e Lula da Fonte. Mas, a viagem à sede do Governo Federal também teve outros objetivos. O grupo se encontrou com Marcelo Ponte, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, para angariar recursos para a construção de uma creche no Alto José do Pinho.

O projeto para a construção da creche no Alto José do Pinho vem sendo pleiteado há anos pela comunidade, e o tema já foi discutido na Câmara Municipal do Recife, através de diversos requerimentos. Andreza conta que ela e os colegas do legislativo municipal receberam, ainda no início do mandato, um documento assinado por mães e outros moradores da comunidade apelando pela instalação da unidade.

O FNDE é responsável pela distribuição de recursos, de forma constitucional ou através de convênios, para execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC). Os parlamentares também foram em busca de recursos para projetos para construção de outras escolas, creches e quadras, além de outras melhorias estruturais em instituições de ensino do Recife.

“Apresentamos, inclusive, o local onde essa creche poderá ser instalada. A comunidade vem, há anos, sonhando com isso. Nosso objetivo aqui é viabilizar a realização desse sonho, não apenas por seu uma pauta antiga, mas por ser um direito dos pais e das crianças do Alto José do Pinho”, disse o deputado estadual Romero Albuquerque.

Além do recurso para a construção da creche, o grupo também pediu que o FNDE estudasse a viabilidade de transformar as escolas Padre João Barbosa e Júlio Vicente Alves de Araújo, no Morro da Conceição, em unidades de ensino em tempo integral.

“A modalidade de ensino enxerga como prioridade as comunidades carentes e os locais com índice de jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social. O ensino integral é mais que passar mais tempo na escola, o conceito contempla o desenvolvimento intelectual, físico, social, familiar e cultural do aluno. Viemos propor inovações para estruturar a educação em Pernambuco”, destacou a vereadora Andreza.

COMENTÁRIOS