Em missão pela Colômbia, Eriberto Medeiros vivencia transformação social das comunidades e enxerga possibilidades para o Brasil

Saiba mais informações clicando no link

Deputado Eriberto Medeiros e Prefeita Mariana Medeiros Prefeitura de Cumaru

Deputado Eriberto Medeiros e Prefeita Mariana Medeiros (Cumaru)

O deputado federal Eriberto Medeiros (PSB) realizou uma missão na Colômbia, na última semana, para conhecer as experiências de transformação social das cidades de Medellín e Bogotá, lugares que conseguiram virar o jogo contra a criminalidade, apostando no urbanismo social como ferramenta para promoção da cidadania. O exemplo de tratamento dado às comunidades, com políticas públicas e equipamentos que elevam a dignidade das pessoas, segundo Eriberto Medeiros, pode ser a receita para enfrentar o crime organizado no Brasil, especialmente nos municípios pernambucanos.

Guiado pelo secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti, um dos grandes entusiastas do intercâmbio Brasil-Colômbia, Eriberto Medeiros teve a oportunidade de conhecer de perto a experiência colombiana, especialmente em Medellín, que passou de cidade mais violenta do mundo a mais inovadora. Na década de 1990, Medellín chegou a registrar 380 homicídios por 100 mil habitantes e hoje, graças às diversas ações dos governantes locais, chegou a 14 homicídios por 100 mil habitantes, controlando o avanço da criminalidade e abrindo os horizontes para os mais necessitados, principalmente as crianças e adolescentes, que passaram a enxergar um futuro promissor.

Para constatar essa mudança, Eriberto visitou as comunidades de Moravia, 13 de Novembro, Comuna 13, em Medellín, e Mirador e Paraíso, em Bogotá. “Aqui na Colômbia percebemos que todo o processo de transformação ocorreu a partir da escuta da população, produzindo espaços de convivência mais humanos, dando o melhor para os mais pobres. Processo muito participativo, com um planejamento bem feito, pensando a longo prazo. Isso faz toda a diferença na vida das pessoas, porque elas se sentem parte dessa mudança e zelam por tudo que o poder público constrói nas suas localidades. É esse sentimento que queremos levar na nossa bagagem pra pensar ações pra o Brasil”, afirmou o deputado.

Ao lado da presidente da Amupe, prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, dos prefeitos de Toritama, Edilson Tavares, de Cumaru, Mariana Medeiros, de Cupira, Zé Maria, de Vitória, Paulo Roberto, além de gestores de outros estados brasileiros, Eriberto conheceu as atividades da Empresa de Desenvolvimento Urbano (EDU), responsável por administrar os serviços públicos em Medellín. O lugar, conhecido como cidade da eterna primavera, tinha uma vocação para o turismo e foi graças ao urbanismo que a população passou a se enxergar como parte dessa metrópole.

As intervenções urbanas, o transporte público, o grafite, o paisagismo, aliado à oferta de atividades lúdicas, esportivas, culturais, profissionalizantes, em grandes espaços, como as bibliotecas-parque, as Unidades de Vida Articulada (UVA) e os centros recreativos geraram verdadeira sensação de segurança, pacificando esses locais e levando desenvolvimento humano para Colômbia.

“O urbanismo social, com certeza, é um importante instrumento de transformação e diminuição da desigualdade. Esse conceito poderoso foi o grande aprendizado que nós extraímos dessa missão e pretendemos levar a experiência para as comunidades pernambucanas, buscando aperfeiçoar as políticas públicas de prevenção à criminalidade, de promoção da cultura de paz. Por esse intercâmbio de vivências, tenho certeza que o Brasil ganhará muito, porque temos realidades semelhantes. Acredito que podemos transformar o futuro das comunidades brasileiras por meio das ideias, de projetos como esses que mudaram Medellín e Bogotá”, relatou Eriberto.

COMENTÁRIOS