Em Paudalho, livro sobre projetos e experiências exitosas na Escola Municipal Manoel da Rosa foi lançado nesta terça-feira (14)

Saiba mais informações clicando no link


Ao longo dos últimos cinco anos, a Escola Municipal Manoel da Rosa, em Paudalho, passou por uma verdadeira transformação. De uma unidade de ensino que enfrentava uma série de problemas, como a violência local e a evasão de estudantes, para um exemplo de como a Educação pode mudar vidas. Toda essa trajetória de superação foi retratada por meio do livro Caderno de Vivências em Rede – Projetos e experiências exitosas na Escola Municipal Manoel da Rosa, obra que foi lançada durante essa terça-feira (14).

A cerimônia de lançamento do exemplar ocorreu no edifício da escola, localizado na Rua Pedro Bento, na comunidade Alto Dois Irmãos. O evento teve início às 15h e contou com a presença da secretária municipal de Educação e Esportes, Paula Frassinette, da gestora da unidade, Márcia Lima, de representantes da Gerência Municipal de Ensino (GDE), de integrantes do projeto de extensão Residência Docente nas Ciências (ReDEC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de pais, alunos, professores e demais funcionários da instituição.

O livro reúne registros sobre projetos desenvolvidos pela gestão da escola junto com professores, alunos e seus responsáveis, com o intuito de criar uma realidade diferente, melhor e mais acolhedora na instituição. O primeiro passo tomado foi a busca ativa de estudantes para mantê-los na sala de aula. Em seguida, novas ações foram criadas, como o Projeto Monitor da Leitura, o Projeto Solidário Baile das Debutantes Sonho de Cristal, a Semana Literária, a Formatura do ABC para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, entre várias outras iniciativas.

A gestora da unidade, Márcia Lima, contou sobre a importância do trabalho conjunto para a mudança. “Nós somos uma escola onde do porteiro ao gestor, todos são iguais. Se um cair o outro cai, se um se levantar, todos levantam juntos. A nossa escola vem com esse trabalho de formiguinha. Hoje, 1.112 alunos, uma escola que vem aos pouco mudando a realidade da nossa comunidade.” E ainda afirmou: “A comunidade abraçou a escola e se faz parte dela. Estamos mostrando o que é cidadania e o que é realmente agregar Educação e família.”

Durante o lançamento, a residente da ReDEC e uma das idealizadora do livro, Jessiklécia Siqueira, também demonstrou sua gratidão e orgulho pelo resultado alcançado. “Hoje, estar fazendo parte da construção desse livro e estar fazendo parte da família Manoel da Rosa para mim é muito honroso e eu fico muito feliz em ver o resultado que vocês fazem todos os dias.

A Escola Municipal Manoel da Rosa é formada por 120 funcionário e atende cerca de 1.112 alunos. Durante o período da manhã, a instituição conta com 22 salas de aula e inclui turmas da Educação Infantil ao 5º ano. Já no período da tarde, acolhe da Educação Infantil ao 9º ano. A instituição também oferece aulas durante o período da noite para oito turmas da Educação para Jovens e Adultos (EJA), nas etapas I, II, III e IV.

COMENTÁRIOS