Em São Lourenço da Mata, Delegada Gleide Ângelo firma mais uma parceria pelas mulheres

Saiba mais informações clicando no link


Cumprindo agenda administrativa em São Lourenço da Mata, na região metropolitana, a Delegada Gleide Ângelo se encontrou com o prefeito Vinícius Labanca (PSB). Na pauta, o fornecimento de recursos em favor do fortalecimento de ações em defesa dos direitos das mulheres e a ampliação da rede de apoio às cidadãs do município. Com mais da metade da população feminina, a cidade deteve, em 2020, a média de um registro boletim de ocorrência por violência doméstica para cada 100 mulheres são-lourensenses.

Além da disponibilização de recursos para a ampliação do trabalho desenvolvido pela Secretaria Executiva da Mulher, vinculada à Secretaria de Assistência Social, a parlamentar também se comprometeu com a viabilização de cursos e oficinas de capacitação e de empregabilidade voltados para o incremento da economia local. “A gente sabe que a pandemia prejudicou a economia como um todo. Mas as mulheres foram muito mais penalizadas: muitas não tiveram como acumular os cuidados com os filhos, com as atividades domésticas, com o home office e entregaram seus cargos. Outras tantas, tiveram perda de produtividade e foram demitidas. É fundamental que trabalhemos em políticas públicas para a reinserção das mulheres no mercado de trabalho”, explica.

INDÚSTRIA – Na contramão deste cenário, a parlamentar conheceu a estrutura da fábrica de componentes eletrônicos Mec-tronic. Trabalhando com a fabricação de interruptores, plugues, tomadas e afins, a empresa detém um quadro de funcionários essencialmente feminino. Cerca de 80% da mão de obra é composta pelas mulheres de São Lourenço da Mata. “O mais comum é que as mulheres trabalhem com o comércio, com a educação, que foram alguns dos setores mais afetados pela pandemia. É maravilhoso encontrar aqui em São Lourenço esta integração das mulheres em setores tradicionalmente masculinos. É por este cenário de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres que batalhamos”, conclui.

COMENTÁRIOS