Entenda o que há por trás da disputa entre Sileno Guedes e Júnior Matuto

Entenda o que há por trás da disputa entre Sileno Guedes e Júnior Matuto

Informações confiáveis dão conta de que parte dos 13 deputados estaduais do PSB está trabalhando em segredo a candidatura do prefeito de Paulista, Júnior Matuto, à presidência estadual do partido. Tudo isso como forma de pressionar o atual presidente e candidato à reeleição, Sileno Guedes, a desistir de concorrer ao posto de deputado estadual nas eleições de 2018. Secretário de Governo da Prefeitura do Recife, Sileno leva vantagem em relação a vários de seus colegas na busca por uma cadeira na ALEPE no próximo ano e isso tem gerado ciumeira e medo. Do Recife, Guedes facilmente partirá com meio caminho andado se levarmos em consideração a votação alcançada em 2014 por Nilton Mota, quando com o apoio da máquina obteve mais de 21 mil votos na capital. Naquela época Nilton havia deixado o comando da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura do Recife e contava com o apoio do prefeito Geraldo Júlio. Outro fator preponderante para que colegas conspirem contra a recondução de Sileno à presidência estadual do partido é o fato de que ele se utilizaria do cargo para turbinar ainda mais a sua candidatura a deputado estadual por meio do contato com lideranças do interior do Estado. Em reserva ao blog, um deputado do PSB revelou que o movimento faz parte de uma estratégia para que Sileno desista da candidatura a deputado estadual para não prejudicar alguns colegas que estão com a reeleição em risco ou opte por disputar a eleição para a Assembleia Legislativa sem que exerça o comando estadual do partido, o que segundo a avaliação desta mesma fonte traria equilíbrio na disputa. Por outro lado, um atento observador político que também pediu sigilo, chamou a atenção de que este atividade em torno na candidatura de Júnior Matuto é muito mais que um levante por parte dos deputados, mas uma resposta à forma como o partido vem sendo conduzido no Estado. Este observador também aponta que esta este movimento estaria sendo patrocinado pelo senador Fernando Bezerra Coelho, principal interessado em criar um clima de instabilidade não só do dentro do partido, mas no Governo. Vale lembrar que no dia de ontem, no Congresso realizado pela AMUPE, o governador Paulo Câmara externou a sua posição favorável à recondução de Sileno à presidência do partido, no entanto, também no evento, o pré-candidato Júnior Matuto deixou claro a sua disposição de bater chapa com Sileno, chegando a afirmar que levará ao governador os números que incluem o nome de deputados federais e estaduais e de seguimentos do partido que apoiam o seu nome. No meio disso tudo ainda há quem afirme que a postulação de Matuto seria apenas uma forma de chamar a atenção do Palácio para o revés que ele sofreu no Tribunal Regional Eleitoral, onde está avançado um pedido de impugnação de sua chapa por conta de irregularidades na prestação de contas da campanha. Escrito por Wellington Ribeiro

Sileno Guedes Júnior Matuto

Sileno Guedes e Júnior Matuto disputam presidência estadual do PSB

Informações confiáveis dão conta de que parte dos 13 deputados estaduais do PSB está trabalhando em segredo a candidatura do prefeito de Paulista, Júnior Matuto, à presidência estadual do partido. Tudo isso como forma de pressionar o atual presidente e candidato à reeleição, Sileno Guedes, a desistir de concorrer ao posto de deputado estadual nas eleições de 2018.

Secretário de Governo da Prefeitura do Recife, Sileno leva vantagem em relação a vários de seus colegas na busca por uma cadeira na ALEPE no próximo ano e isso tem gerado ciumeira e medo. Do Recife, Guedes facilmente partirá com meio caminho andado se levarmos em consideração a votação alcançada em 2014 por Nilton Mota, quando com o apoio da máquina obteve mais de 21 mil votos na capital. Naquela época Nilton havia deixado o comando da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura do Recife e contava com o apoio do prefeito Geraldo Júlio.

Outro fator preponderante para que colegas conspirem contra a recondução de Sileno à presidência estadual do partido é o fato de que ele se utilizaria do cargo para turbinar ainda mais a sua candidatura a deputado estadual por meio do contato com lideranças do interior do Estado.

Em reserva ao blog, um deputado do PSB revelou que o movimento faz parte de uma estratégia para que Sileno desista da candidatura a deputado estadual para não prejudicar alguns colegas que estão com a reeleição em risco ou opte por disputar a eleição para a Assembleia Legislativa sem que exerça o comando estadual do partido, o que segundo a avaliação desta mesma fonte traria equilíbrio na disputa.

Por outro lado, um atento observador político que também pediu sigilo, chamou a atenção de que este atividade em torno na candidatura de Júnior Matuto é muito mais que um levante por parte dos deputados, mas uma resposta à forma como o partido vem sendo conduzido no Estado. Este observador também aponta que esta este movimento estaria sendo patrocinado pelo senador Fernando Bezerra Coelho, principal interessado em criar um clima de instabilidade não só do dentro do partido, mas no Governo.

Vale lembrar que no dia de ontem, no Congresso realizado pela AMUPE, o governador Paulo Câmara externou a sua posição favorável à recondução de Sileno à presidência do partido, no entanto, também no evento, o pré-candidato Júnior Matuto deixou claro a sua disposição de bater chapa com Sileno, chegando a afirmar que levará ao governador os números que incluem o nome de deputados federais e estaduais e de seguimentos do partido que apoiam o seu nome.

No meio disso tudo ainda há quem afirme que a postulação de Matuto seria apenas uma forma de chamar a atenção do Palácio para o revés que ele sofreu no Tribunal Regional Eleitoral, onde está avançado um pedido de impugnação de sua chapa por conta de irregularidades na prestação de contas da campanha.

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS