Estrategista Paulo Moura lançará livro “Inteligência Política e Estratégias nas Campanhas Eleitorais”

Saiba mais informações clicando no link

Paulo Moura

Estrategista Paulo Moura

As campanhas e estratégias eleitorais, que despertam o interesse de políticos, profissionais das áreas de marketing político, estratégia e comunicação, além do público acadêmico, são o tema do livro “Inteligência Política e Estratégias nas Campanhas Eleitorais” (Editora Vozes), do estrategista político Paulo Moura, cujo lançamento será no próximo dia 8 de maio, às 18h30, no auditório do Empresarial JCPM, localizado no bairro do Pina.

A abordagem com que Paulo Moura apresenta o tema é inovadora: à luz do referencial teórico que embasa, em grande parte, os estudos sobre o marketing eleitoral, ele explana, por meio de casos práticos, como as atividades de marketing político, estratégia e comunicação se combinam na elaboração e execução de uma campanha eleitoral. É assim que apresenta, em linguagem acessível, o conceito de inteligência política, como sendo a engrenagem que conecta marketing político, estratégia e comunicação.

A obra contempla exemplos práticos da aplicação dos conceitos e detalha os papéis da equipe multidisciplinar envolvida nas campanhas eleitorais, considerando experiências vivenciadas no Brasil e em diversos países, algumas das quais lhe renderam premiações e reconhecimento no mercado do marketing político e eleitoral.

Em “Inteligência Política e Estratégias nas Campanhas Eleitorais”, Paulo Moura já traz abordagens atuais dentro desse universo, como o papel dos meios digitais, o uso de dados e de pesquisas de opinião, o papel dos influenciadores digitais e da inteligência artificial, sem desconsiderar os elementos clássicos que compõem as peças de campanha e o desenho das estratégias de marketing e comunicação.

A obra é direcionada a políticos e profissionais que os assessoram, bem como a pessoas que desejam ingressar na atividade política; aos profissionais de marketing e comunicação, como publicitários, designers, jornalistas; ao público acadêmico, estudantes e demais interessados em conhecer melhor o mundo das campanhas eleitorais, seus bastidores, fugindo do formato de manuais e receitas sobre como obter êxito nas disputas.

“Este livro conjuga uma trajetória de estudos com a vivência. Não tem a pretensão de ser um projeto acadêmico, mas tem, no conhecimento científico, o alicerce que fundamenta tudo o que construímos profissionalmente no campo da inteligência política. Seu conteúdo interessa àqueles que habitam o universo da política e àqueles que têm o interesse em conhecê-lo melhor. Este livro não é uma obra acabada, mas um convite a mergulhar no universo da inteligência política, o grande guarda-chuva que conecta marketing, estratégia e comunicação”, ressalta o autor.

SOBRE O AUTOR

Paulo Moura é reconhecido por sua vasta experiência em campanhas eleitorais bem-sucedidas no Brasil e no mundo. Tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de estratégia, comunicação e marketing político. Foi vencedor, por quatro vezes, do Reed Awards, o maior prêmio do Marketing Político Internacional, além de ter sido eleito um dos 100 mais influentes estrategistas políticos do mundo (COMPOL/USA 2017).

É sócio-fundador da Exata Inteligência Política; pós-graduado em Marketing Político pela Universidade de Minas Gerais (UFMG); Especialista em marketing digital e estratégia com título concedido pela Universidade de Harvard (USA); professor visitante da The George Washington University (USA) e da Universidade de Turim (Itália).

É membro de instituições como The American Association of Political Consultants (AAPC) e The International Association of Political Consultants (IAPC). Suas exitosas experiências internacionais passam por países como México, França, Rússia e Itália.

COMENTÁRIOS