Fake News em pauta no Ponto a Ponto

Saiba mais informações clicando no link

senador Ângelo Coronel do PSD-BA

As notícias falsas tornaram-se comuns na atualidade e perigosas. E para combatê-las, o Senado Federal aprovou, nesta última terça-feira (30), o texto-base do projeto  das fake news, que agora seguirá para votação na Câmara dos Deputados. No Programa Ponto a Ponto, que vai ao ar hoje (1), a jornalista Mônica Bergamo e o cientista político Antonio Lavareda conversam com o relator do projeto, senador Ângelo Coronel do PSD-BA. O semanal agora será exibido em novo horário, às 23h, pela Bandnews.

Em pesquisa realizada pela Reuters Digital News Report, entre fevereiro e abril deste ano, vários países se mostraram mais preocupados com a disseminação de fake news. Entre eles, está o Brasil em primeiro lugar com 84%, Portugal e Quênia com 76%, a África do Sul com 72% e os Estados Unidos com 67%. Ao todo foram realizadas entrevistas em 40 países.

Já sobre a opinião de haver uma lei para obrigar as empresas de redes sociais a protegerem nossa sociedade das notícias falsas e da desinformação, o Ibope, de maio, apontou que 90% dos brasileiros disseram que deve haver uma lei. Para 8% dos entrevistados não há a necessidade de uma lei para obrigar as empresas a protegerem a sociedade das fake News.

O programa Ponto a Ponto ganhará reprises na quinta à meia noite, no sábado às 11h e domingo às 17h30. 

COMENTÁRIOS