Feira da Agricultura Familiar completa 10 anos em Rio Formoso

Feira da Agricultura Familiar completa 10 anos em Rio Formoso

Exatamente em 2009 iniciava-se a Feira da Agricultura Familiar no município de Rio Formoso. Durante esses longos dez anos, com muita luta e resist

Suape lança projeto de inclusão produtiva para beneficiar 300 famílias com capacitação da Cáritas
Comissões de Direitos Humanos e Agricultura da Alepe realizam Audiência Pública sobre a situação do Semiárido em Pernambuco
Prefeitura de Caruaru incentiva mulheres agricultoras com o programa de Aquisição de Alimentos

Exatamente em 2009 iniciava-se a Feira da Agricultura Familiar no município de Rio Formoso. Durante esses longos dez anos, com muita luta e resistência, grandes conquistas foram alcançadas. Hoje, a feira tem um dia especifico na semana (quarta-feira) para comercializar seus produtos livres de agrotóxicos, com barracas estrategicamente organizadas no centro da Cidade, em frente a um dos cartões postais do município, a Igreja Matriz de São José.

Na manhã da última quarta-feira (7) , foi realizada a 10ª festa em comemoração à Feira da Agricultura Familiar. O evento foi sediado na Praça Agamenon Magalhães, centro da Cidade.

A prefeita Isabel Hacker, o vice Sebastião Barros, secretários, vereadores, entidades convidadas como: Centro Sabiá, Comunidade Quilombola, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e alunos das escolas municipais e estaduais, participaram desse momento festivo.

Os agricultores , membros ativos da Feira, receberam das mãos da prefeita, um kit com carro de mão, enxada e pá, utensílios que irão ajudar no dia a dia dos produtores rurais. .
Com o apoio do Governo Municipal, através das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Serviços Públicos, os agricultores tiveram acesso à maquinários de qualidade, com a patrulha mecanizada, para gradear (preparar) a terra, garantindo um plantio farto. Grãos e sementes, também foram distriibuidos para os agricultores durante a gestão da prefeita Isabel Hacker.

Após a cerimônia, foi feito o corte do bolo e todos foram convidados para o café da manhã com comidas típicas produzidas pelos próprios agricultores. A equipe organizadora da Feira, realizou sorteios de cestas com produtos agrícolas para aqueles que compraram 10,00 reais ou mais em produtos. A Coordenadoria da Mulher montou um stand para prestar atendimentos às mulheres e orientar a todos sobre a Lei Maria da Penha. Panfletagem e limpeza totalmente grátis foi ofertada para o público.

Hoje os agricultores vivem uma nova história. As lavouras estão mais recheadas, a mesa está mais farta, o orgulho de ser agricultor, e ter nas mãos uma terra que produz produtos de qualidade, está estampada em cada sorriso de gratidão.

Por Antônio Carlos/PMRF

COMMENTS