Fernando Monteiro articula avanços para projeto de assentamento na Mata Sul

Fernando Monteiro articula avanços para projeto de assentamento na Mata Sul

Uma comissão com lideranças de Palmares esteve, nesta terça-feira (02), no Palácio do Campo das Princesas, conversando com o secretário da Casa Civil de Pernambuco, Nilton Mota, e com o assessor, Ricardo Henrique, sobre a necessidade de incentivos para o projeto "Plantando a Terra, Colhendo Esperança", que trata do aumento da área de cultivo de cana-de-açúcar e conservação de lavouras de subsistência como a de mandioca, banana e batata-doce no PA (Projeto de Assentamento) Miguel Arraes, que abrange os municípios de Catende, Jaqueira, Palmares, Xexéu e Água Preta, na Zona da Mata Sul. O encontro contou com a articulação do deputado federal Fernando Monteiro (PP), que também está viabilizando incentivos para o projeto via Governo Federal. O parlamentar já levou, inclusive, a demanda para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em encontro anterior em Brasília. O projeto atual ocupa uma área de cultivo de três mil hectares. A meta é aumentar a plantação em mais mil hectares, com a aquisição de equipamentos, maquinários e insumos, gerando emprego e renda para a região através do apoio da Secretaria de Agricultura, Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), governos do Estado e Federal e parceiros. Na ocasião estiveram presentes o prefeito da cidade de Jaqueira, Marivaldo Andrade; Givanildo Marques, representando a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e o deputado Aluísio Lessa; Elenildo Correia, representando o PA Governador Miguel Arraes; Ivanildo Santiago, do  assentamento de Pirangi; José Roberto, representando a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape); o secretário de Agricultura de Catende, Heleno Pedro; Risadalvo José, assessor da Fetape, Polo Mata Sul, e o deputado estadual Clóvis Paiva. Uma nova reunião com a presença do secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim, deve ocorrer na próxima sexta-feira. “Incentivar a economia de cada região, com sua vocação, é ponto fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos que mais precisam. Não meço esforços quanto a isso, é obrigação minha”, pontua Fernando Monteiro.

Uma comissão com lideranças de Palmares esteve, nesta terça-feira (02), no Palácio do Campo das Princesas, conversando com o secretário da Casa Civil de Pernambuco, Nilton Mota, e com o assessor, Ricardo Henrique, sobre a necessidade de incentivos para o projeto “Plantando a Terra, Colhendo Esperança”, que trata do aumento da área de cultivo de cana-de-açúcar e conservação de lavouras de subsistência como a de mandioca, banana e batata-doce no PA (Projeto de Assentamento) Miguel Arraes, que abrange os municípios de Catende, Jaqueira, Palmares, Xexéu e Água Preta, na Zona da Mata Sul. O encontro contou com a articulação do deputado federal Fernando Monteiro (PP), que também está viabilizando incentivos para o projeto via Governo Federal. O parlamentar já levou, inclusive, a demanda para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em encontro anterior em Brasília.

O projeto atual ocupa uma área de cultivo de três mil hectares. A meta é aumentar a plantação em mais mil hectares, com a aquisição de equipamentos, maquinários e insumos, gerando emprego e renda para a região através do apoio da Secretaria de Agricultura, Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), governos do Estado e Federal e parceiros.

Na ocasião estiveram presentes o prefeito da cidade de Jaqueira, Marivaldo Andrade; Givanildo Marques, representando a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e o deputado Aluísio Lessa; Elenildo Correia, representando o PA Governador Miguel Arraes; Ivanildo Santiago, do  assentamento de Pirangi; José Roberto, representando a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape); o secretário de Agricultura de Catende, Heleno Pedro; Risadalvo José, assessor da Fetape, Polo Mata Sul, e o deputado estadual Clóvis Paiva.

Uma nova reunião com a presença do secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim, deve ocorrer na próxima sexta-feira. “Incentivar a economia de cada região, com sua vocação, é ponto fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos que mais precisam. Não meço esforços quanto a isso, é obrigação minha”, pontua Fernando Monteiro.

COMENTÁRIOS