Finalíssima do Concurso de Rei e Rainha promete fazer ferver o pátio de São Pedro amanhã

Saiba mais informações clicando no link

Rei e rainha do Carnaval Recife
Dando seguimento à maratona de mais de 50 prévias gratuitas oferecidas pelo Recife, a sexta-feira (27) será marcada pelo baque do trovão dos maracatus e por muito frevo, cravando a cultura popular como a principal protagonista do Reinado de Momo na capital pernambucana. Amanhã é dia de escolher majestades ao som do frevo, mas também de reverenciar a ancestralidade africana ao som das alfaias, gonguês, taróis e agbês que marcam a cadência sincopada das Nações de Maracatu. Confira a programação.

Finalíssima do Concurso de Rei e Rainha do Carnaval do Recife 2023 – O Pátio de São Pedro vai se apequenar para comportar as animadas e acirradas disputas ao posto máximo de majestades do Carnaval. A partir das 19h, o quartel general do ciclo momesco vai sediar a finalíssima do Concurso de Rei e Rainha com 10 candidatos a rei e mais 15 candidatas a rainha que farão evoluções e performances ao som da Orquestra Popular do Recife sob a batuta do maestro Ademir Araújo, mais conhecido como Formiga. Em palco, os candidatos e candidatas são avaliadas pela sua apresentação, postura cênica e conhecimentos culturais. Os vencedores arrebatam uma premiação de R$ 28 mil cada e reinam absolutos pelo próximo ano, quando passam cetro, faixa e manto às próximas majestades.

Primeiro Ensaio Coletivo para o Tumaraca – Na Rua da Moeda, a partir das 19h, os tambores irão rufar para o primeiro dos três ensaios coletivos que acontecem no Bairro do Recife e que antecedem o Tumaraca – Encontro das Nações, espetáculo que acontece no dia 16 de fevereiro e marca a despedida das prévias, saudando o Carnaval. Na noite de amanhã irão se reunir batuqueiros das Nações Encanto da Alegria, Encanto do Pina, Raízes de Pai Adão e Cambinda Estrela. Em palco, os mestres de cada agremiação regem as nações embalados pelo coral Voz Nagô. Este ano o Tumaraca faz uma homenagem aos 30 anos do Manguebeat e trará como convidados especiais nomes como Gilmar Bola 8 e Gabi da Pele Preta, além de uma atração nacional surpresa.

Concurso do Rei e da Rainha com deficiência do Carnaval do Recife 2023 – O 2º Concurso do Rei e da Rainha com Deficiência do Carnaval do Recife será realizado ao som de muito frevo ao vivo amanhã, 27, a partir das 14h, no Compaz Dom Hélder Câmara. Rua Lourenço de Sá, 140 – Ilha Joana Bezerra, Recife. O evento é realizado pela Secretaria-Executiva de Direitos Humanos e vai reunir 19 concorrentes, sendo seis homens e 13 mulheres na disputa do título de majestades do Carnaval da Pessoa com Deficiência. Este ano puderam se candidatar pessoas com deficiência física, a exemplo de amputados, usuários de cadeira de rodas, usuários de muletas ou com mobilidade reduzida. Os vencedores receberão premiação de R$ 5 mil. Em 2020, quando ocorreu a primeira edição do concurso, foram considerados candidatos com síndrome de Down. 

COMENTÁRIOS