Futuro deputado questiona ausência de pasta no novo secretariado de Paulo Câmara

Futuro deputado questiona ausência de pasta no novo secretariado de Paulo Câmara

Futuro deputado também aproveitou para tecer duras críticas ao prefeito do Recife, Geraldo Júlio

E as políticas públicas para os animais do nosso Estado? – Por Romero Albuquerque, deputado estadual eleito

“Foi anunciado os nomes do primeiro escalão do governador Paulo Câmara, oficialmente, na última sexta-feira (28) que irão lhe ajudar a compor o seu segundo mandato. Algumas mudanças foram feitas, secretarias incorporadas e criadas para beneficiar o desenvolvimento do nosso estado. 

No entanto, mais uma vez o excelentíssimo governador repete falhas do passado, já que no seu primeiro mandato não cumpriu se quer as promessas feitas para os representantes da causa animal. 

Não podemos deixar de tratar esse tema de extrema importância que diariamente ganha repercussão nacional. Inclusive, temos informações que nacionalmente o tema terá uma sub pasta no Governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Ratificando que a discussão em torno dos animais diariamente ganha mais força no no Brasil e Pernambuco não pode ficar de fora. 

Em vários outros estados, o tema já é tratado de forma respeitosa. Exemplifico o Rio Grande do Sul, a ex-deputada Regina Becker Fortunati, anunciou que o governador eleito Eduardo Leite, criou uma pasta para que atuará de forma transversal na proteção animal.  

Em Pernambuco, mesmo sendo da base governista, e lutando há anos pela causa animal, o governador não criou ou se quer cogitou ampliar a discussão em prol dos animais em nosso Estado. Mais uma vez deixando aqueles que não possuem voz sem ações específicas, isto é, na vulnerabilidade e no ostracismo. 

A única justificativa que  podemos dar para que essa falta de sensibilidade política com a causa  animal deve ser que o governador não quer cometer o mesmo erro do prefeito Geraldo Júlio. Que criou a Secretaria Executiva dos Direitos Animais (SEDA) por simples acomodação política, nomeando um secretário, Robson Melo, que não tem o mínimo de compromisso com a causa. 

Exemplo maior é o Hospital Veterinário do Recife, inaugurado em 2017, mas que permanece um caos e sem atender de forma eficiente à população recifense com problemas que se arrastam desde o início.  O equipamento está sendo utilizado apenas para realizar castrações. Não tem exames, são raras as cirurgias ortopédicas e emergenciais. Os animais que chegam em caso de atropelamento recebem apenas curativo. Faltam medicamentos, as pessoas não conseguem agendamentos para atendimentos ou castração porque são feitos através de indicações dos amigos do secretário. Os agendamentos feitos por telefone não realizados. 

Ao chegar na Assembleia Legislativa irei continuar fiscalizando de maneira efetiva para que os animais do nosso Estado tenham voz. Vamos propor ideias, projetos e programas para mudar essa realidade. E quem sabe Paulo Câmara se sensibilize e olhe para os animais com mais respeito e amor”.

Romero Albuquerque – Deputado estadual eleito pelo PP e a principal voz no estado em defesa dos animais

COMENTÁRIOS