Gameleira – Trabalho e desafios marcam 550 Dias da gestão da prefeita Verônica Souza

Gameleira – Trabalho e desafios marcam 550 Dias da gestão da prefeita Verônica Souza

A prefeita do município da Gameleira, Verônica Souza (PSB), fez um balanço de 550 dias da sua administração a frente do Poder Executivo Municipal. A

GAMELEIRA – Vereadora Loide lamenta morte do vereador Rogério
Ministério Público – Prefeitos de Ribeirão, Quipapá, Maraial, Gameleira e Palmares recebem mais uma recomendação
Coluna Política em Dia (11/05) – O Palácio pode colher amanhã o que planta hoje


A prefeita do município da Gameleira, Verônica Souza (PSB), fez um balanço de 550 dias da sua administração a frente do Poder Executivo Municipal. A entrevista foi concedida ao Blog Ponto de Vista nesta sexta-feira (20).

Verônica Souza assumiu a prefeitura oficialmente dia 1º
de janeiro de 2017.

Na avaliação da prefeita, mesmo com um orçamento apertado que encontrou na Prefeitura, ela vem conseguindo administrar com eficiência o município com a ajuda da sua equipe técnica e servidores municipais, o que tem resultado em realizações e ações por toda a cidade. Um exemplo disso é o Projeto Prefeitura nos Bairros, que concentra as atividades de várias secretarias municipais para prestar serviços essenciais à população. “Estamos levando para os bairros serviços de emissão de RG, emissão da carteira do idoso, teste de HIV, sífilis, atendimento médico e odontológico, distribuição de preservativos e hipoclorito e atendimento do programa Bolsa Família, beneficiando centenas de pessoas”, explica.

Para facilitar que o leitor compreenda de uma forma mais fácil e didática a entrevista completa, o Blog Ponto de Vista tomou o cuidado de separar os assuntos abordados por tópicos. Confira:

Administração e Finanças – Com a reforma do Portal da Transparência, a administração disponibilizou online serviços, como: Receitas e Despesas; Contabilidade; Compras e Licitações. Segundo a gestora, a administração também está empenhada na viabilização de aposentadoria dos servidores e instituiu um organograma do pagamento de férias que estava estagnado há 4 anos. “A crise que atingiu todo o país também causou reflexos em nossa cidade, mas passamos por isso de forma muito responsável. Minha grande preocupação era de não poder realizar o pagamento dos servidores e isso virar uma bola de neve, por isso, agradeço ao secretário de finanças, Rinaldo José, pela dedicação e apoio, e hoje, ficamos honrados em cumprir com o compromisso de fazer o pagamento antecipado do décimo terceiro salário, e manter a folha de pagamento dos servidores efetivos, comissionados e contratados com salário em dia”, disse. Verônica também fez questão de destacar que o município de Gameleira teve uma melhora significativa no índice de transparência do TCE – PE. “Em 2016 o município estava na nonagésima sétima posição, e em 2017 subiu para o 50º colocado. Tenho muito orgulho em dizer que Gameleira, hoje, figura entre as 50 cidades mais transparentes de Pernambuco” comemorou.

Obras e InfraEstrutura – Nesta área a prefeita destacou as intervenções na zona rural, como a manutenção das estradas vicinais rurais. “Os primeiros trabalhos foram na recuperação do acesso ao engenho Bom Sucesso e desobstrução da estrada que dar acesso ao engenho Primoroso“, apontou. A abertura de um canal no bairro Salto também foi lembrada pela prefeita, além de uma parceira com a CELPE, o que possibilitou uma ampla revitalização da iluminação das principais ruas. “Foram mais de 350 lâmpadas trocadas“, enumerou. Da mesma forma, fez a manutenção nas principais praças do centro da cidade. A reforma no prédio da prefeitura e em todos os PSF’s da zona urbana e zona rural, além da manutenção nas três maiores escolas da rede municipal de ensino, localizadas no centro da cidade, também foram lembradas. “Com todas as adversidades, estamos conseguindo promover ações pontuais em Gameleira. Executamos ações diariamente em saneamento básico, estamos mobilizados com a operação tapa buracos nas principais avenidas da cidade e estamos dando uma atenção especial as estradas rurais, para dar mobilidade ao escoamento da produção proveniente da agricultura familiar. Eu luto para melhorar nossa cidade, com a mesma vontade e com a mesma dedicação que iniciei“, destacou.

Segurança – Para dirimir os casos de assaltos que eram recorrentes na cidade, a prefeita destacou que firmou uma parceria com a Polícia Militar. As ações propostas nesta parceria contam com o reforço no policiamento e atividades extracurriculares na sala de aula com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). “Estive com o comandante Geral da PM e o comandante do Batalhão de Palmares, em busca de melhorias para a segurança pública de nossa cidade, já iniciamos os estudos desde janeiro do ano passado para pôr em práticas as ações de segurança o quanto antes. Estamos unidos e não vamos dar espaço para a criminalidade, precisamos devolver o sentimento de segurança aos munícipes”, afirmou a prefeita.

Educação, Cultura, Esportes e Juventude – Em conversa sobre estas áreas, Verônica relatou que concentrou esforços para manter o serviço gratuito de transporte escolar atendendo a 100% da rede, para isto o Governo Municipal adiantou com 5 ônibus escolares. Segundo a gestora a merenda escolar também foi retomada para todas as unidades escolares da cidade e houve a manutenção do Centro de Formação para atender a demanda de capacitação dos profissionais da rede de ensino. A aquisição de 3.500 mobiliários entre carteiras, birôs e cadeiras escolares, revitalização das maiores escolas da rede com instalações de novos bebedouros e ventiladores também foi destacado pela gestora. “Com muito compromisso com a educação Gameleira avançou 0,22% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE). Rompemos com o Programa Alfabetizar com Sucesso e estamos providenciando a criação de um sistema próprio de ensino. Recentemente investimos na criação do Sistema de Avaliação Educacional do Município da Gameleira (SAEMG) para elaboração de prova diagnóstica com 1.605 alunos, do 2º, 5º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, fizemos ano passado o atendimento de 120 alunos no Projeto de Nivelamento e estamos dando continuidade a construção do planejamento de ensino integrado em rede, para o Ensino Fundamental, com participação dos professores”, enfatizou a prefeita . Para as áreas de Esportes, Cultura e Juventude Verônica destacou projetos como Zumba Gamel, Juventude na Praça, Escolinha de Futebol e Celebração das Festividades Culturais. “Estamos inaugurando esse mês a Casa das Juventudes e junto com a secretária de educação, Fabíola Nunes, estamos cuidando de cada detalhe para que este espaço faça a diferença na vida da juventude de Gameleira. Não acredito em um mundo melhor sem que exista educação e oportunidade para as nossas crianças, nossos adolescentes e nossos jovens e, queremos fazê-los participantes e parceiros” explicou Verônica.

Saúde – Apontada pela prefeita como prioridade na gestão, Verônica destacou os avanços na melhoria dos serviços de saúde no município. O reforço na frota de veículos com a chegada de 01 ônibus para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD); uma SPIN e outros veículos, a abertura do CAPS, a manutenção estrutural dos PSF’s e da maternidade, a reabertura de PSF’s na Zona Rural do município, foram algumas das ações realizadas. “Em campanha firmei compromisso com meus munícipes, e hoje sigo cumprindo. Gameleira conta hoje com médicos e profissionais da saúde especialistas, nossas gestantes estão sendo bem acompanhadas durante gestação, como também após. É rotineiro a equipe de saúde fazer visita domiciliares, um compromisso meu e da secretária de saúde, Joselma Costa. Fico feliz em vê no rosto dos gameleirenses o semblante de esperança voltando, quando vai na maternidade e ver que temos um pediatra de plantão, que nos domingos não falta médico, que a oferta de medicamentos está garantida. Isto é de uma satisfação enorme”, pontuou.

Desenvolvimento Social – Destacando as prioridades de um Governo preocupação com a população mais carente, a prefeita Verônica também apresentou números e ações na área de Desenvolvimento Social. “Foram mais de 2 mil atendimentos nas unidades dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), aquisição de um veículo para auxiliar nos trabalhos do Programa Bolsa Família, criação do Programa Alimentação é Vida que atende a famílias carentes no município, entregando mensalmente cestas básicas“, destacou.

Revitalizamos a estrutura física do CRAS para atender melhor a população, temos um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos que atende a crianças, adolescentes e também os idosos do município onde além das oficinas, ofertamos o lanche para esses usuários do serviço. Com muito esforço voltamos a emitir carteira de trabalho e do idoso. Reativamos também a Diretoria de Políticas Públicas para Mulheres trazendo assim o empoderamento e fazendo com que os serviços cheguem de maneira efetiva a nós, mulheres de Gameleira. É um compromisso nosso levar o bem estar social a todos os gameleirenses, e não vamos em momento algum faltar nesse quesito”, afirmou a Prefeita.

Novas ações no futuro –A prefeita revelou para o Blog que estão sendo planejadas ações futuras da administração municipal. “Nos próximos dias estaremos entregando 02 ônibus para atender a demanda da secretaria de educação. Em breve, faremos a reabertura do SAMU com uma nova e equipada Unidade de Atendimento Móvel, a vinda de uma nova ambulância trará um fôlego maior para o atendimento médico no município”, relatou a prefeita.

Ainda de acordo com Verônica, na próxima quarta-feira, dia 25, haverá a inauguração da Escola Maria Edith Cavalcanti e da Casa das Juventudes, bem como a entrega de um novo veículo para a secretaria de saúde. “Estamos apenas começando, sei que a expectativa e os anseios da população é grande, e isso reafirmar o nosso compromisso de servir bem ao povo, por isso, temos clareza que ainda há muito trabalho pela frente, mas eu tenho a certeza ainda maior, que, com a bênção de Deus e unidos em um só propósito, nós haveremos de conseguir fazer um grande governo. O meu muito obrigado a todas e a todos!”, concluiu Verônica Souza (PSB).

COMMENTS