Geraldo entrega 4ª unidade educacional do ano no Ipsep

Saiba mais informações clicando no link


A ansiedade e a animação estavam estampadas nos rostos dos alunos e familiares para conhecer a nova escola e para o primeiro dia de aula. Na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito Geraldo Julio inaugurou a Escola Municipal Complexo Luiz Vaz de Camões no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife. Esse é o primeiro equipamento da rede de ensino municipal que abrigará em um mesmo terreno desde a Educação Infantil e anos finais do Ensino Fundamental, incluindo as turmas de correção de fluxo. Ao todo 1.031 novas vagas foram abertas pela Prefeitura do Recife neste ano.

O prefeito Geraldo Julio afirmou que a gestão continua trabalhando para oferecer educação de qualidade para as crianças da cidade. “Hoje estamos inaugurando a 22ª unidade de ensino em nossa gestão, escolas que foram construídas, além de outras 17 que foram requalificadas e também estamos fazendo o projeto Novo Clima que vai levar ar condicionado para todas as salas de aula da rede pública do Recife. Fizemos uma entrega bonita, a população e os alunos felizes, os professores  podendo fazer o seu trabalho com toda a qualidade. O Recife já foi, na última apuração do IDEB, a capital que mais cresceu no Brasil e a gente quer continuar sendo a capital que mais evolui, oferecendo uma educação com mais qualidade e com a certeza construindo um futuro melhor para todos”, destacou o prefeito.

Com um investimento total entre a compra do local, adequação dos três prédios mais a quadra coberta e os equipamentos da unidade em torno de R$ 5 milhões, nesta primeira etapa funcionará o prédio dos Anos Finais (6º ao 9º ano) e as turmas de correção de fluxo (Travessia e Educação de Jovens e Adultos), com 135 novas vagas. As 12 turmas do 6º ao 9º ano, na faixa etária dos 10 aos 15 anos, serão em tempo integral. Para a Educação Infantil, a previsão é que comece a funcionar no segundo semestre deste ano, com mais 113 novas vagas. Nesta escola, também estarão os estudantes da antiga sede da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, que comportava 429 alunos, totalizando 564 vagas. Ao final, o Complexo comportará 677 alunos, sendo 248 novatos.

“É um sonho ver esse Complexo Educacional tomando forma e virando realidade. A gestão do prefeito Geraldo Julio está ampliando o ensino integral, abrindo novas vagas, tornando a escola mais atrativa em questão de infraestrutura, modelo pedagógico e material tecnológico, que reforça o nosso grande programa que é o Escola do Futuro no presente.  Com essas duas escolas estamos colocando mais 571 novas crianças e jovens na rede de ensino do Recife. Se formos contabilizar, desde o início do ano, já são 1.031 novas vagas na escola pública do Recife, nos primeiros 48 dias do ano”, ressaltou Bernardo D´Almeida, secretário de Educação do Recife.

O novo Complexo que fica no bairro do Ipsep, também permitiu a abertura de uma nova escola, na antiga sede da Luiz Vaz de Camões, onde está funcionando a Escola Municipal Clarice Lispector. Além da Luiz Vaz outras três unidades foram inauguradas este ano.  A Creche-Escola Miguel Arraes, em Roda de Fogo, com 226 vagas, a Creche-Escola Alto do Mandu, no bairro de mesmo nome, com 150 vagas e a Creche Municipal Porto Digital Recife, com 84 vagas, além das unidades do Ipsep, com 135 e 436 novas vagas respectivamente.

Eliene Bezerra é moradora da Imbiribeira e acompanhou o filho Ezequiel em seu primeiro dia de aula. “Já pude ver que a escola está toda organizada, estão de parabéns pela nova sede. Ele está muito ansioso para começar as aulas, torcendo que dê tudo certo. Ele vai fazer o sexto ano, vai para o integral, então estamos animados para esta nova etapa”,contou Eliane.

O pai Roberto Ferreira é da comunidade de Vila Tamandaré e contou que foi em busca do ensino integral para o filho Robert. “Ele estudava na Escola Miguel Arraes, mas resolvemos transferi-lo,  porque aqui era integral e dizem que o ensino é melhor. Na outra escola ele já era um aluno muito participativo, viajou com a escola para apresentar trabalhos fora da cidade, então colocamos ele aqui para não perder o ritmo e ele continuar evoluindo. Apesar de morarmos um pouco longe, o sacrifício vale a pena é melhor para ele e para o futuro dele”, confessou Roberto.

CLARICE LISPECTOR – O antigo prédio da Luiz Vaz de Camões abrigará a nova unidade educacional da rede de ensino do Recife, a Escola Municipal Clarice Lispector, que está localizada na rua Erval, s/n, também no Ipsep. A escola terá turmas da Educação Infantil (grupos 4 e 5) até os Anos Iniciais (1º ao 5º ano), além da Educação de Jovens e Adultos. Serão oito salas podendo atender até 436 novas crianças na rede, sendo 150 da Educação Infantil e 286 do Ensino Fundamental I e EJA.

Com a nova aquisição e reestruturação, a rede de ensino do Recife passa a contar com 315 unidades, sendo 84 creches e 231 escolas. A EM Clarice Lispector é a 23ª nova unidade escolar desde o início da gestão do prefeito Geraldo Julio e a sexta nova escola municipal. Nos últimos sete anos foram entregues à população recifense as escolas municipais Santo Amaro, Jardim Monte Verde, Manoel Torres, Lutadores do Bem e João Francisco de Sousa.

COMENTÁRIOS