Gilmar Júnior compartilha dia histórico com enfermagem pernambucana

Saiba mais informações clicando no link

Deputado Gilmar JúniorDeputado estadual fez live e mostrou o momento em que o presidente Lula assinou o projeto de lei da enfermagem

Nas primeiras horas da manhã desta terça (18), o deputado Gilmar Júnior (PV), enfermeiro e presidente do Coren-PE (Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco) viajou para Brasília, onde cumpriu uma agenda cheia de compromissos importantes para os profissionais da enfermagem, pauta prioritária do deputado.

Na Câmara dos Deputados, o parlamentar fez uma live mostrando a audiência pública que discutia o piso salarial da enfermagem, com a sala repleta de deputados federais e representares da categoria. Gilmar Júnior teve momento de fala na audiência: “Nós não aceitaremos, nunca mais, a enfermagem ser escravizada como foi há tanto tempo! O piso é reparação histórica, não é benesse e não é presente de ninguém. Nós queremos dignidade!”.

Em seguida o deputado foi convidado para a reunião, no Palácio do Planalto, de assinatura do PLN, proposição que dispõe sobre matéria orçamentária e que é de iniciativa exclusiva do chefe do poder executivo. O referido PLN libera R$ 7 bi do orçamento da união para suporte ao custeio do piso a estados, municípios, instituições filantrópicas e privadas que atendam pelo menos 60% SUS (Sistema Único de Saúde). “O PLN é um projeto de lei que encurta muito o prazo para que o piso salarial seja destravado, já que antes discutíamos a MP (medida provisória), que tem prazo de validade curto e não tão seguro. É importante destacar que nossa luta sempre foi suprapartidária e continuará sendo. O resultado de hoje é fruto de muita articulação política”, explicou o Gilmar Júnior.

Da sala de reunião com o presidente Lula e outros líderes do governo federal, o deputado entrou ao vivo na rede social para mostrar o momento da assinatura. Mais de 5,5 mil pessoas chegaram a assistir a transmissão simultaneamente. “Eu estou muito nervoso, emocionado, não tem como o celular não tremer! Eu viro a noite, mas só saio daqui quando Lula assinar esse documento!”, comentou Gilmar.

E a assinatura veio. Por volta das 19h, o presidente Lula assinou o PLN, que deve passar pela avaliação do Congresso Nacional na semana que vem. O deputado não segurou a emoção: “É mais um passo importante para que o dinheiro chegue aos nossos contracheques. Logo mais o piso vai ser realidade! Foi muito difícil! Enfrentamos muito cansaço e dificuldades, mas valeu a pena. Estamos vencendo! Esse foi um passo importante para agilizar a derrubada da suspensão decretada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal. Vamos acompanhar a tramitação do PLN. Agora estamos bem mais perto da vitória!”.

COMENTÁRIOS