
Gilson Machado (PL) – Foto: Wellington Ribeiro/Blog Ponto de Vista
O candidato a prefeito do PL, Gilson Machado, foi o sabatinado desta quarta-feira (25), do programa Diálogo com Pedro Paulo. Logo na apresentação, Gilson revelou a gratidão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por estar na disputa pela prefeitura do Recife. Wellington Ribeiro, do Blog Ponto de Vista, e Kennedy Lima, do Blog do Kennedy, sabatinaram o candidato com o apresentador Pedro Paulo.
Ao ser questionado sobre a principal bandeira de administração, em caso de eleição, é a demissão da atual gestão. “Essa turma fez o Recife estar abandonada“. O ex-ministro do Turismo também criticou o candidato à reeleição sobre os gastos com publicidade. O gasto da prefeitura em agência de marketing foi no valor de R$ 1,34 milhão.
Gilson Machado Neto também comentou sobre os dias que seu guia eleitoral ficou fora do ar. “A quem interessa esse ‘abafa’ de ganhar a eleição no primeiro turno?”, criticou o candidato.
O apresentador da TV Nova também registrou a presença do General Braga Netto, candidato a vice-presidente da República com o ex-presidente Bolsonaro, em 2022, no estúdio da emissora.
Relação de Gilson Machado com o bolsonarismo
Pedro Paulo questionou sobre Gilson Machado não pegar os votos bolsonaristas no Recife. Em 2022, o capitão reformado teve 43,68% dos eleitores e recebeu 433.317 votos. Lula, o candidato mais votado para a Presidência da República, recebeu 558.690 votos, o equivalente a 56,32%.
Segundo Gilson Machado, pesquisas anteriores, em 2022, quando ele concorreu ao senado, teve 22% de erro. O candidato do PL tinha 15% na pesquisa IPEC, nas urnas, Gilson ficou em segundo lugar com 29,55%. “As pessoas não vão sair de casa para votar nesse candidato“. Comentou, em crítica ao prefeito João Campos (PSB). “É uma gestão sem credibilidade internacional. Eu sei, porque eu viajo e vejo“, disse.
Ele completou que, com a aproximação do primeiro turno, que acontecerá em 6 de outubro, a eleição está esquentando. “Na Atlas/ Intel, eu tinha 7% e na última eu cresci para 20%. O atual prefeito tinha 80% e caiu para 65%”.
A polêmica das creches
O blogueiro Kennedy questionou sobre o motivo do guia eleitoral de Gilson ter ficado fora do ar, justamente na polêmica das creches fazerem parte de uma parceria pública privado. Gilson foi perguntado que se eleito, a retomaria a administração para a prefeitura. “Eu vou fazer creche de verdade, sem arrumadinho“, prometeu o candidato.
Segundo Gilson Machado, a atual gestão “quer ganhar [no primeiro turno] no abafa“, para que se impressa de ir ao segundo turno das eleições do Recife. O candidato também comentou a citação de Técio Teles (Novo), que se declarou “o candidato da direita lúcida“.
“Eu torço para que ele tenha voto, para que ele cresça e que ele me ajude a levar a eleição ao segundo turno. Técio, se você for ao segundo turno, estou declarando, agora, meu apoio a você“, comentou Gilson.
“Recife tem o pior trânsito do Brasil“, criticou o candidato. “Geraldo Júlio, Paulo Câmara e João Campos falharam no trânsito. Eles não deram certo”, completou. A promessa do candidato é a remoção do canteiro central para criar uma nova faixa de trânsito. “Você vai diminuir o número de sinais, o estresse das pessoas e o gás carbônico“, prometeu.
A promessa de Gilson para transporte coletivo é o ticket único à população, além disso, trazer ônibus pequenos para entrar nas comunidades. O candidato ainda prometeu, por meio de “dinheiro internacional”, a navegabilidade do rio Capibaribe.
