Guarda Municipal do Ipojuca capacita e certifica guardas do Recife, Olinda e Camaragibe

Saiba mais informações clicando no link

Depois de se tornar o primeiro município da Região Metropolitana do Recife a receber o selo de Cidade Pacífica, Ipojuca mostra que sua Guarda Municipal alcançou um nível técnico tão alto que promoveu a capacitação de guardas municipais do Recife, Olinda e Camaragibe. A cerimônia de certificação da 3ª Capacitação Técnica Profissional (CTP) da Guarda Municipal, aconteceu nesta terça-feira (19), no auditório do SENAI Ipojuca, com a presença da prefeita do Ipojuca Célia Sales, da sua vice-prefeita Patrícia Alves e do prefeito de Olinda, Professor Lupércio, vereadores do município e secretários e comandantes de segurança de cidades vizinhas.

A capacitação durou 22 dias e ao longo do período, os agentes de segurança pública receberam um aprimoramento das habilidades de rotina diária, a exemplo do uso diferenciado da força, técnicas de abordagem, noções de gerenciamento de crise, entre outras instruções. A carga horária foi de 170 horas/aulas.
“Não existe sentimento mais forte neste momento do que orgulho e gratidão a cada um que faz parte da Secretaria de Defesa Social do Ipojuca, especialmente estes guerreiros que compõem a Guarda Municipal. Ver a nossa equipe de instrução capacitando outras guardas é motivo de orgulho, e, mais do que isso, perceber que o nosso entendimento enquanto administração pública de que não podemos ficar esperando apenas ações do Governo do Estado para avançar na segurança pública que o povo merece estava e está correto”, disse a prefeita Célia Sales.

Corroborando o pensamento, o chefe do executivo de Olinda destacou a necessidade desse tipo de iniciativa. “O povo sabe sim distinguir que hoje também é responsabilidade de forma muito direta do município, e Ipojuca está dando esse exemplo. Mostrando e investindo na segurança pública. Só agradecer pela participação dos nossos guardas nessa capacitação”, afirmou o Professor Lupércio. Para o secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais, “a palavra chave é a integração e nós acreditamos em nossos valores. Quero agradecer a todos os instrutores, secretários e prefeitos que têm sido parceiros no trabalho da segurança municipal, que é uma exigência da sociedade”.

Para o secretário de Segurança Urbana de Olinda e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança, Antônio Pereira Neto, “quando nos capacitamos, estamos nos preparando para garantir a nossa segurança e a da população”. Alguns alunos do curso tiveram oportunidade de dar seus depoimentos e o consenso geral era de que não se tratava de uma capacitação que seria usada apenas na próxima operação, mas em toda atuação profissional deles. Além de um video que exibia momentos do curso, foram homenageados os três melhores destaques do CTP, GM Maria Betânia de Araújo (Ipojuca – 3º lugar); GM Pedro de Melo (Olinda – 2º lugar); e GM Samuel Silva (Recife – 1º lugar).

COMENTÁRIOS