Guerra Santa à vista – Por Marcelo Velez

Guerra Santa à vista – Por Marcelo Velez

Coluna Política em Dia - Blog Ponto de Vista

Deputada Clarissa Tércio (PSC) – Imagem: Roberto Soares/ALEPE

A briga política mais comentada no cenário político estadual da última semana foi o embate entre as codeputadas Juntas(PSOL) e Clarissa Tércio(PSC), pela presidência da Comissão de Direitos Humanos. Na distribuição das comissões, que tradicionalmente respeitam a proporcionalidade partidária e as bancadas da Oposição e da Situação. Quando foram definidos os componentes da comissão, para posterior votação, houve já uma tensão a priori porque os evangélicos Presbítero Adalto Santos(PSB), Pastor Cleiton Collins(PP) e Clarissa Tércio (PSC) jamais votariam nas Juntas por questão ideológica e pela exposição a que teriam com suas bases. Somente João Paulo(PCdoB) não teria demais problemas para votar nas codeputadas.

No placar, Tércio, que também se candidatou para presidir a comissão, levaria por 3×2. Aí a situação se complicou. Tomando a frente das articulações, o deputado Isaltino(PSB), líder do governo, solicitou que fosse feita a troca do Presbítero Adalto por ele próprio, que acabou elegendo as Juntas por 3×0, já que Clarissa se retirou da reunião ocorrida na última quarta-feira. Insatisfeita, Clarissa alega que foi feito um acordo para que esta comissão fosse uma das que seriam comandadas por um dos membros da oposição e as Juntas se colocavam como independentes. 

Por sua vez, as Juntas alegam que não houve nenhuma irregularidade e que a votação foi legítima, conforme manda o Regimento Interno da Casa. Nos bastidores, comenta-se que o barulho foi somente uma pequena onda preliminar do tsunami que está por vir. Tércio, sendo filha do pastor Francisco Tércio e aliada dos irmãos Ferreira, precisaria ser urgentemente parada, na visão de um deputado em reserva. Tanto por seu desempenho, quanto por dividir a influência no segmento evangélico com os também deputados Cleiton Collins e Adalto, o primeiro da Assembleia de Deus ministério Madureira, já o segundo pertence aos quadros da Assembleia de Deus ministério Recife. 

Mal tomou posse, Clarissa já foi visitar o Hospital da Restauração e denunciou nas redes sociais o descaso que viu. Os vídeos, amplamente compartilhados, se tornaram febre entre os internautas. Outro deputado emendou “… este é apenas o primeiro capítulo do gibi. Vai ter muita briga ainda antes do São João”. O imbróglio santo, protagonizado por figuras conhecidas do cenário estadual começou. Quanto às Juntas, tendo sido peça do jogo ou não, o determinante será o desempenho no biênio à frente da Comissão de Direitos Humanos, como marca do inovador mandato coletivo no estado de Pernambuco. O grupo ainda vai dar muito o que falar na política.

Sendo ou não para conter Clarissa, a manobra do Governo em favor de uma representante que defende o movimento LGBTIq não foi bem recebida pelo seguimento evangélico, que sem dúvida deverá responder com o que já se pode nomear de “Guerra Santa!”.

Vale a pena? – Esta semana, o deputado Eduardo da Fonte (PP), grande articulador dos Progressistas em Pernambuco, declarou que, sim, sua legenda tem o interesse de disputar as eleições do Recife com candidato majoritário em 2020. Será que é vantajoso abdicar de um bom espaço no governo do estado para arriscar esta candidatura? Ou o deputado está apenas demarcando terreno?

Outro – O PSD é outro que, nos bastidores, especula-se que pode ter candidato a prefeito do Recife, após André de Paula sair magoado da composição do primeiro escalão. Junto com o PP, se houvesse composição também com o PSC e o PR em torno de um único nome, seria uma candidatura para dar trabalho ao candidato de Geraldo Julio.

De saída – Aos interlocutores, o vereador do Recife Davi Muniz (PATRI), externou insatisfação com os rumos da sigla perante o comando do deputado federal Pastor Eurico e é dada como certa sua ida para o PSB, quando deverá disputar a reeleição. No entanto, Davi será líder do Patriotas na Câmara do Recife este ano. 

Desenvoltura – O deputado federal Silvio Costa Filho (PRB) tem sido bastante elogiado pelo bom trato que possui com pares e outrens. No encontro de prefeitos da Confederação Nacional de Municípios, Silvinho, como é chamado, foi presença notada e bastante comentada pela atenção que dispensa a todos. 

Escanteando – A nova coalisão de forças oriundas do pleito de 2018 já começou a escantear alguns ex-deputados. Já tem gente chiando porque fez das tripas coração para ajudar prefeitos que prontamente fecharam acordo com outros deputado que haviam logrado êxito. Também há bastante gente chateada porque não foi abrigada no guarda-chuva do Palácio. 

Trator – Se há um verdadeiro trator, este é Wilton Brito(PP). Assumindo a vaga de Romero Albuquerque(PP) na Câmara do Recife, Wilton não perdeu tempo e já é possível vê-lo circulando em diversos bairros para atender solicitações de moradores. 

Irmão – Por falar em Wilton, Eduíno, irmão dele, está sendo bastante incentivado a disputar a prefeitura de Arcoverde. Seria uma das muitas candidaturas a prefeito que o PP deve ter pelo estado, com ex-deputados, deputados e aliados. A sigla tem tudo para se expandir nos próximos anos.

Escrito por Marcelo Velez

COMENTÁRIOS