Hemope realizará agendamentos para doações de sangue pela internet

A autoria da lei que determina a medida é do primeiro-secretário da Casa do Povo e deputado estadual (PSB), Clodoaldo Magalhães, e tem como objetivo trazer mais praticidade e segurança ao povo pernambucano.

eputado Clodoaldo Magalhães. Foto: Rodolfo Barbosa/Comunicação Clodoaldo Magalhães

Uma nova lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) determina que as doações de sangue na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) possam ser agendadas remotamente enquanto durar o estado de calamidade pública em decorrência do coronavírus. A autoria da lei é do primeiro-secretário da Casa do Povo e deputado estadual (PSB), Clodoaldo Magalhães, e já foi sancionada pelo Governo de Pernambuco.

De acordo com o deputado estadual, o agendamento permitirá ao usuário doador de sangue realizar todas as etapas de cadastramento e inserção de informações, sem contar com os procedimentos que justifiquem a presença do doador no posto de coleta. Realizado o agendamento (via internet ou telefone), o usuário deverá dirigir-se ao local previamente designado, na data e horário agendados, levando o comprovante de agendamento e documentos de identificação.

“Trata-se de medida para evitar a aglomeração de pessoas nas filas de doação, ratificando-se a importância do isolamento social. Ademais, confere maior utilidade e conveniência ao usuário, assim como proteção à sua saúde e dos profissionais da Fundação Hemope”, explicou Clodoaldo Magalhães. A lei também visa contribuir para aumentar os estoques do banco de sangue, algo tão necessário no momento vivido atualmente.

O local designado para a doação de sangue será, preferencialmente, aquele mais próximo da residência do usuário doador. A lei também também determina que o Hemope informe, em seu site, todos os locais disponíveis para doação, inclusive dos pontos de coleta itinerantes. A medida vale para todo o estado de Pernambuco.

COMENTÁRIOS