Ilumina Recife chega em mais uma área da cidade

Prefeito Geraldo Julio entregou na noite desta segunda-feira (9) mais uma etapa do programa, que já beneficiou com iluminação LED 107 comunidades em áreas consideradas mais vulneráveis do município

Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR

A Vila Santa Luzia, na Torre, é mais uma localidade contemplada com o programa Ilumina Recife. Com esta nova fase, são 107 as comunidades em áreas consideradas mais vulneráveis do município beneficiadas com a implantação de iluminação em LED. Recebido pelos moradores, o prefeito Geraldo Julio circulou na noite desta segunda-feira (9) para conferir o resultado da intervenção. O prefeito aproveitou ainda para conferir o andamento da pavimentação na Rua Aiapua, na localidade.

O prefeito Geraldo Julio destacou que o objetivo agora é chegar a 90% do Recife com o novo tipo de iluminação. “A Iluminação em LED traz economia para a cidade, gastando menos energia, o que é bom para o meio ambiente também. Mas principalmente porque muda a qualidade de vida das pessoas. Além de iluminar a ruas, ilumina as calçadas, as portas das casas e assim as pessoas podem ficar mais à vontade. Aqui em Santa Luzia foram 437 pontos e com isso a gente já passa de 100 comunidades contempladas. O programa vai avançando e o Recife já é a capital que tem o maior número de Iluminação LED em todo o país. A gente vai continuar o trabalho até chegar a 90% da cidade em breve”, afirmou o gestor.

Na Vila Santa Luzia foram 457 luminárias LED instaladas em um investimento na ordem de R$ 420 mil. Dos 30 mil novos pontos de LED que serão instalados em locais considerados vulneráveis para a segurança pública pelo Pacto Pela Vida, 21.392 mil já foram entregues pela Emlurb, em um investimento de mais de R$ 4 milhões. São 145 comunidades receberão a nova iluminação até abril deste ano. Atualmente a cidade conta com 98.338 pontos de iluminação pública.

Marília Dantas, presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), reforçou sobre as vantagens da tecnologia. “Um dos fatores importantes que a gente pode destacar enquanto para a eficiência da luz de LED é sobre a sustentabilidade. Nós temos o cuidado de fazer a melhoria em relação a potência. Muitas ruas estamos colocando potências menores, mas a qualidade da iluminação é melhor. Um estudo é preciso para saber a necessidade de cada rua e com isso estamos trazendo um ganho para o meio ambiente. Outro benefício é a questão de um menor consumo, que logo vai diminuir a conta do município”, destacou Marília.

Lançada em outubro de 2019, a nova etapa já contemplou comunidades como Coque e Papelão; Beira Rio; dos Coelhos; Sítio do Berardo; Vila São Miguel e Marrom Glacê; Córrego do Botijão; Córrego do Eucalipto; Vila Moacir Gomes; Comunidade Alto do Refúgio; Areinha, no Pina; Comunidade do Bode; Brega e Chique na UR-07; Comunidade Mamede Coelho; Córrego da Bica; e Comunidade do Entrapulso.

Cícera Alves, cuidadora de idosos, agora aproveita as noites para passear com sua cadela de estimação. “Moro há dez anos na região e a iluminação trouxe muitas mudanças para nossa rua. Trouxe mais segurança, já que antes era muito escuro. Eu tinha medo de sair na rua. Agora posso passear com a minha cachorra com tranquilidade. Também ficou melhor para andar nas calçadas”, contou Cícera.

Já Maria de Jesus estava animada com a novidade. “Melhorou muito depois que essa luz chegou para nossa comunidade, porque antes era muito escuro e não era seguro. A gente tinha medo de deixar as crianças brincando fora de casa. Antes, quando anoitecia, já entrava para casa com medo de assalto. Agora as crianças podem ficar na porta brincando e a gente também fica mais à vontade. Melhorou bastante”, concluiu Maria.

ILUMINA RECIFE – Desde 2013 a Prefeitura vem modernizando o Parque de Iluminação Pública da cidade em locais como as avenidas Agamenon Magalhães, Norte, Boa Viagem e Recife, além de acesso a áreas de morros na cidade. A eficientização proposta pelo município busca justamente uma melhora da iluminação das vias atrelada a fatores sustentáveis, como a redução da potência das luminárias utilizadas. Dessa forma, utilizam-se lâmpadas com potência reduzida, mas que garantam a qualidade da iluminação da via. A consequência disso é a diminuição no consumo de energia. Na Avenida Boa Viagem, por exemplo, essa redução pode chegar a 70%. A implantação de LED nos morros também já beneficiou os acessos a diversas comunidades, como Morro da Conceição; Alto Santa Isabel; Alto José do Pinho; Alto José Bonifácio; Alto do Mandu; na Cohab/Ibura sendo contempladas Av. Pernambuco, Av. Rio São Francisco, Av. Engenho Serra Verde, Av. Engenho Muribeca, Av. Engenho Muribara, Av. São Paulo, Av. Santa Fé, Av. Rio Largo e Av. 12 de Junho além de 13 luminárias no Jordão, instaladas na Rua Cristália. Outras localidades ainda serão atendidas com a ação.

COMENTÁRIOS