Inscrições para a eleição do Conselho Tutelar se encerram nesta sexta (5), em Chã Grande

Saiba mais informações clicando no link

Inscrições para a eleição do Conselho Tutelar se encerram nesta sexta (5), em Chã GrandeProcesso de escolha do órgão será realizado em outubro, através de votação popular

Os interessados em disputar o processo de escolha do Conselho Tutelar de Chã Grande devem ficar atentos. O período de inscrição de pré-candidatos se encerra nesta sexta-feira (5), de acordo com o cronograma divulgado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Comdeca).

As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Social, próxima ao Centro de Convivência de Idosos (CCI), das 7h às 13h. No ato de inscrição, os interessados devem cumprir algumas exigências dispostas no edital, como a idade mínima de 21 anos, ensino médio completo e não ter antecedentes criminais.

Após esse período de inscrições, o Comdeca dará sequência no cronograma com a avaliação de todos os inscritos. O calendário prevê ainda uma prova de conhecimento com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), após uma formação. Só serão considerados candidatos todos os aprovados nessa fase.

O processo de escolha será realizado no primeiro domingo de outubro, no dia 1º. Os cinco mais votados serão considerados eleitos. Os cinco posicionados nas posições seguintes estarão à disposição do órgão na condição de suplentes, podendo substituir os titulares nos períodos de férias ou em possíveis afastamentos.

A votação é feita de forma facultativa. Possuem direito ao voto todos os eleitores inscritos no município, de acordo com dados da Justiça Eleitoral. Cada eleitor pode votar em até cinco candidatos.

COMENTÁRIOS