Instituto INTEGREE nasce com o objetivo de pautar ética e integridade para transformar as relações corporativas

Instituto INTEGREE nasce com o objetivo de pautar ética e integridade para transformar as relações corporativas

Criado por três advogadas, o Instituto será lançado nesta terça-feira (10), na Livraria Jaqueira do Paço Alfândega, às 18h30

Mariana Teles, Isabela Lessa e Clarissa Lima. Foto: Arquivo

Para as advogadas Clarissa Lima, Isabela Lessa e Mariana Teles, ética e conformidade precisam ser ressignificadas para além das leis. A partir desse pensamento, elas resolveram reunir suas experiências e criar o Instituto INTEGREE, que será lançado na Livraria Jaqueira do Paço Alfândega, no bairro do Recife, às 18h30, nesta terça-feira (10), em plena semana do Combate Internacional à Corrupção. A entrada é gratuita.

O instituto tem como principais objetivos disseminar a cultura da conformidade e  fomentar um debate que colabore com uma mudança sistêmica, a partir da formação continuada de pessoas para atuarem como agentes de integridade. O INTEGREE vai atuar através de palestras, cursos e workshops, oferecendo, de maneira didática, capacitação e estratégias capazes de implantar efetivos programas de integridade e compliance, em ambientes públicos e privados. A ideia surgiu a partir da percepção das sócias, todas advogadas atuantes nas áreas de integridade e compliance, de massificar os conceitos dentro e fora das academias.

O projeto se baseia em cinco pilares básicos: ética, transparência, atualização continuada, inovação e pluralidade. Por se tratar de um assunto que impacta a sociedade como um todo, o público-alvo dos eventos que serão promovidos pelo Integree é qualquer cidadão interessado em transformar a sociedade através de relações de negócio com mais transparência. Isso porque um dos principais objetivos do instituto é possibilitar aos associados e ao público em geral o contato mais direto e qualificado sobre integridade.

Avanço

O lançamento do instituto ocorre exatamente quando Pernambuco avança na efetivação do tema, através da sanção pelo governador da Lei de Integridade das Contratações Públicas do estado. Um marco para os profissionais que dialogam com o assunto e um avanço institucional da agenda de integridade. Outro avanço foi a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) ser a primeira Casa do Nordeste a iniciar a implantação do plano de integridade e compliance.

As idealizadoras do INTEGREE

Uma das idealizadoras do projeto, Clarissa Lima, acredita que, para ansiar o agir íntegro dos outros, precisamos ser inteiros, em primeiro lugar. Ela tem uma longa experiência voltada para questões sobre ética, direito e compliance. É sócia fundadora da Ethico Compliance; advogada criminalista com ênfase em direito penal econômico; tem formação em compliance e gestão e, ainda, é presidente da Comissão de Estudos Permanente sobre Compliance da OAB/PE.

Para a advogada Isabela Lessa, integridade é sobre ter prática alinhada ao discurso. Ela também coleciona títulos importantes enquanto criadora e é colaboradora do Instituto Integree. Isabela é advogada sócia do Bahia, Lins e Lessa; pós graduanda em direito empresarial e compliance; professora e coordenadora do curso de direito na faculdade Nova Roma; além de ser membra da Comissão de Estudos Permanente sobre Compliance da OAB/PE.

“Integridade é um conceito mínimo que precisa se consolidar ao máximo nas nossas relações”. Com esse pensamento, a advogada Mariana Teles também faz parte desse projeto com muito a contribuir. Ela é sócia da MT Soluções em Compliance, coordenadora do curso de compliance e integridade da ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco), pós-graduanda em compliance e integridade corporativa e, também, membra da Comissão de Estudos Permanente sobre Compliance da OAB/PE.

Com formações e especializações mergulhadas nesse universo do direito, as três expertises se complementam e convergem para um debate urgente que prioriza, antes de tudo, propagar uma efetiva cultura de integridade para a sociedade civil. Diante das distorções éticas que permeiam as relações de negócio e corporativas, o Integree surge como uma proposta contrária a esse cenário e, por sua vez, traz uma proposta de solução.

Evento

A palestra de boas vindas ao Instituto INTEGREE será proferida por Danilo Almeida, Procurador do Estado, que abordará a importância da integridade para uma gestão pública eficiente. O Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, também estará presente palestrando sobre desafios e alternativas para a consolidação de boas práticas na gestão pública.

SERVIÇO

Lançamento do Instituto INTEGREE

Data: 10/12

Hora: 18h30

Local: Livraria Jaqueira (Paço Alfândega)

Entrada gratuita

COMENTÁRIOS