Ipem-PE apreende balanças falsificadas em Araripina e Ipubi

Ipem-PE apreende balanças falsificadas em Araripina e Ipubi

Uma fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-PE) apreendeu 32 balanças irregulares, entre os dias 10 e 28 de outubro, na região de Araripina e Ipubi, no sertão do estado. As balanças apreendidas não tinham a portaria de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). De acordo com Adriano Martins, presidente do Ipem-PE, “o objetivo da fiscalização é proteger o consumidor, pois uma balança imprecisa pode subtrair quantidades do produto do cliente. É uma fiscalização periódica que visa garantir que os equipamentos estejam medindo corretamente, bem como retirar do mercado as balanças que não possuem portaria de aprovação e de uso proibido para o comércio”, destaca. Caso o consumidor desconfie ou encontre irregularidades em balanças, ele pode fazer a denúncia ao Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco, através da ouvidoria, pelo número 0800 081 1526, ou pelo formulário de contato no site www.ipem.pe.gov.br.


Uma fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-PE) apreendeu 32 balanças irregulares, entre os dias 10 e 28 de outubro, na região de Araripina e Ipubi, no sertão do estado. As balanças apreendidas não tinham a portaria de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

De acordo com Adriano Martins, presidente do Ipem-PE, “o objetivo da fiscalização é proteger o consumidor, pois uma balança imprecisa pode subtrair quantidades do produto do cliente. É uma fiscalização periódica que visa garantir que os equipamentos estejam medindo corretamente, bem como retirar do mercado as balanças que não possuem portaria de aprovação e de uso proibido para o comércio”, destaca.

Caso o consumidor desconfie ou encontre irregularidades em balanças, ele pode fazer a denúncia ao Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco, através da ouvidoria, pelo número 0800 081 1526, ou pelo formulário de contato no site www.ipem.pe.gov.br.

COMENTÁRIOS